Poder

Detran participa do Dia Mundial em Memória as Vítimas de Trânsito

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), André Campos, participou, no domingo (17), da programação em memória às vítimas de acidentes de trânsito, na Avenida Litorânea, em São Luís. O evento foi promovido pela Organização Não Governamental SOS Vida da Maçonaria do Maranhão, em parceria com o Comitê Interinstitucional do Projeto Vida no Trânsito, que é formado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), órgãos municipais, entre outras instituições.

No Maranhão, o Dia Mundial em Memória as Vítimas de Trânsito passou a ser solenizado há dois anos, pela ONG SOS Vida pela Paz no Trânsito, da Maçonaria do Maranhão. Foi instituído em 1993 pela RoadPeace, uma organização de caridade do Reino Unido que atua em prol das vítimas de acidentes rodoviários.

Este ano, a data foi lembrada com a realização de atividades e ações educativas para conscientizar a sociedade para o problema da violência no trânsito. O coordenador geral da campanha, Lourival Cunha, que perdeu a filha após um acidente de trânsito, reforçou a importância da data.

“Movimentos como este precisam ser realizados. As pessoas que já foram vítimas de acidentes de trânsito não podem cair no esquecimento, pois diariamente, muitas pessoas morrem pela mesma causa. É preciso que as próprias pessoas desejem um trânsito melhor, com paz, para que possamos ver estes desastres diminuírem”.

Órgãos que estão ligados ao trânsito do Maranhão participaram da solenidade e se pronunciaram sobre a data. O superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão, inspetor Raimundo de Castro Feitosa afirmou que o condutor do veículo precisa ser o primeiro a se conscientizar sobre os perigos e danos que dirigir de forma irresponsável pode trazer para a vida inteira. “A prevenção deve partir principalmente, do motorista que têm nas mãos a responsabilidade de dirigir corretamente. O motorista não pode deixar que os carros, se tornem armas, em suas mãos”.

André Campos destacou a importância que o órgão vem desenvolvendo no Maranhão com ações educativas de conscientização para condutores e pedestres. “O Detran-MA sai às ruas e orienta a todos sobre os perigos de dirigir alcoolizado e o excesso de velocidade. Na campanha da Semana Nacional de Trânsito, tivemos o slogan ‘Tem sempre alguém que te ama, esperando a sua volta’, para chamar a atenção das pessoas. E é com esse foco, que o Detran trabalha para com campanhas de conscientização, com a parte social, para que essa realidade mude”, frisou André Campos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários