Poder

Prefeito de Itapecuru pinta prédios da cidade das cores do partido

Todos os prédios municipais estão pintados em vermelho e amarelo, cores do partido do gestor, PPS.

Para garantir o respeito ao princípio da impessoalidade da administração pública, estabelecido na Constituição Federal, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) encaminhou, em 28 de agosto, Recomendação ao prefeito de Itapecuru-Mirim (a 118 km de São Luís), Magno Rogério Siqueira Amorim, requerendo a mudança da pintura de todos os prédios públicos do município.

Prefeito Magno Amorim.

Prefeito Magno Amorim.

O objetivo principal é que as edificações do município não sejam associadas à pessoa do gestor municipal e à sua coligação política. Atualmente os prédios municipais estão pintados em vermelho e amarelo, cores do partido do gestor: Partido Popular Socialista (PPS).

No documento, a titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapecuru-Mirim, Theresa Maria Muniz Ribeiro de la Iglesia, destaca que o artigo 37 da Constituição Federal estabelece que a administração pública dos Municípios, entre outras unidades, deve obedecer aos princípios da impessoalidade, legalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A representante do MPMA também ressalta que a jurisprudência brasileira versa que “qualquer administrador que promova a reforma e a pintura de diversos imóveis municipais, optando por aplicar cores em correlação com a bandeira do partido político ao qual pertence, caracteriza o elemento da intencionalidade da promoção pessoal, ofendendo os princípios da impessoalidade e da moralidade e lesando o erário”.

No documento, a promotora também requer que o prefeito de Itapecuru-Mirim informe, no prazo de 30 dias, as medidas adotadas pela administração municipal para atender à Recomendação do MPMA.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Prefeito de Itapecuru pinta prédios da cidade das cores do partido”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. ricardo pinto

    A atitude da promotora de justiça seria nobre e mereceria aplausos, não fosse o fato das cores que hoje caracterizam as escolas e imoveis da prefeitura serem as mesmas da gestão do prefeito júnior marreca. o atual prefeito simplesmente manteve as cores que já existiam. NEM TUDO QUE RELUZ É OURO e NEM TUDO QUE FEDE É PODRE…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários