Poder

Detran e o simulador de direção

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), em parceria com o Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores do Maranhão (Sindauma), apresenta, a partir desta quinta-feira (27), o Simulador de Direção Veicular que será obrigatório, conforme decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nos Centros de Formação de Condutores (Autoescolas) do Estado. Este equipamento será utilizado nas autoescolas para quem for tirar a habilitação na categoria “B” (automóveis e comerciais leves). A legislação começa a vigora a partir de janeiro de 2014.

Fotos 1 e 2 – Simulador de direção será uso obrigatório nas autoescolas.

Fotos 1 e 2 – Simulador de direção será uso obrigatório nas autoescolas.

A apresentação do aparelho acontece, nesta quinta-feira (27), às 14h, no hall de entrada do Detran-MA e contará com a presença do diretor geral do Detran, André Campos; do presidente do Sindauma, Ramir Aguiar Ribeiro; e diretores Detran-MA, além de instrutores e proprietários de centros de formação de condutores. No sábado (28), o simulador estará em exposição no São Luís Shopping.

De acordo com a resolução do Contran serão cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e, em situações climáticas e de risco. Os futuros condutores só poderão utilizar o simulador após o cumprimento da carga relativa às aulas teóricas-técnicas, e antes da realização do exame teórico.

Fotos 1 e 2 – Simulador de direção será uso obrigatório nas autoescolas.

Fotos 1 e 2 – Simulador de direção será uso obrigatório nas autoescolas.

“A ideia é que o motorista se sinta mais seguro em dirigir o carro nas aulas práticas e o simulador vai dá a ele essa possibilidade!”, destacou o diretor Geral do Detran-MA, André Campos.

As aulas serão ministradas pelo instrutor de trânsito, o diretor de ensino, ou o diretor geral do Centro de Formação de Condutores (CFC), que deverá acompanhar e supervisionar de perto cada candidato. O equipamento poderá ter o seu uso compartilhado por um ou mais autoescolas.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários