Poder

Deputado Fábio Braga anuncia implantação de 15 poços artesianos

Fábio Braga.

Fábio Braga.

O deputado Fábio Braga (PMDB) revelou – depois de visita ao superintendente da Oitava Superintendência Regional da Codevasf no Estado do Maranhão, João Martins – que a população da zona rural dos municípios de São Bernardo e Vargem Grande, localizados, respectivamente, nas bacias do Baixo Parnaíba e do Itapecuru, será beneficiada, ainda este ano, com a implantação de 15 poços artesianos.

Durante visita, o deputado Fábio Braga estava acompanhado do prefeito de Vargem Grande, Edvaldo Nascimento, do prefeito de São Bernardo, Coraninho, e do vereador de Chapadinha, Eduardo Sá. Ficou definido que a Codevasf vai instalar oito poços artesianos em São Bernardo e sete em Vargem Grande. Os prefeitos pleitearam melhorias e distribuição de água para consumo humano e para pequenos projetos de irrigação e piscicultura.

O parlamentar informou que os benefícios foram frutos de luta travada na Assembleia Legislativa e esfera federal, juntos com os dois prefeitos, para resolver os graves problemas da falta d’água na zona rural dos municípios de São Bernardo e Vargem Grande. A água dos poços será usada para o consumo humano e animal. O excedente poderá ser utilizado no cultivo de hortaliças.

ABRANGÊNCIA E BARRAGENS

O vereador Eduardo Sá sugeriu que no futuro o município de Chapadinha (na Bacia do Munim) seja incluído na região da 8ª Oitava Superintendência da Codevasf do Estado do Maranhão. O deputado Fábio Braga e o superintendente João Martins prometeram lutar pela consolidação da medida, que deve beneficiar, também, as regiões do Gurupi, Tocantins e da Baixada Setentrional.

Na oportunidade, o superintendente João Martins se mostrou muito acessível à ideia e informou que quase todo Piauí (99.7%) já faz parte da região da Superintendência da Codevasf de Teresina; apenas um município piauiense criado recentemente não foi beneficiado. Os municípios maranhenses das áreas citadas possuem as mesmas características dos piauienses.

O prefeito de Vargem Grande, Edvaldo Nascimento, pediu construção de pequenas barragens para atender a população na questão da captação de água para o consumo animal, hortaliças e piscicultura. Já o prefeito de São Bernardo, Coraninho, solicitou que a Codevasf desenvolva ainda mais a região do Baixo Parnaíba, para melhorar a produção e renda da população.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários