Poder

Detran realiza ação educativa no Arraial da Lagoa

Diretor André Campos participou e fez panfletagem

As atividades educativas promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) no Arraial da Lagoa, em São Luís, estão chamando a atenção do público.

Diretor do Detran, André Campos, distribui panfletos educativos no Arraial da Lagoa

Diretor do Detran, André Campos, distribui panfletos educativos no Arraial da Lagoa

Entre as atividades, orientação sobre o perigo de dirigir após ingerir bebida alcoólica e sobre a importância do uso dos dispositivos de segurança para crianças, conhecidos popularmente como cadeirinhas. Uma das atrações nas ações é o mascote do Detran, Sinalito, que está chamando a atenção das crianças.

Os técnicos do Detran-MA estão distribuindo materiais educativos e conversando com as pessoas sobre os cuidados no trânsito. Também estão mostrando que as cadeirinhas devem se utilizadas de acordo com o peso e a altura das crianças.

O bebê-conforto é indicado para bebês de até um ano e a cadeirinha para os de até os quatro anos. As crianças de quatro a sete anos devem ser acomodadas no assento de elevação, que deve ser utilizado com o cinto de segurança de três pontos. Somente neste ano, mais de 300 infrações de transporte de crianças sem o uso do dispositivo foram autuadas, segundo registros do Detran-MA.

De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Roberval Lopes, os pais devem usar o dispositivo de segurança para transportar crianças, desde a saída da maternidade. “O objetivo principal é a preservação da vida. Os dispositivos são apropriados para cada idade. Motorista que transporta crianças sem segurança comete infração gravíssima e recebe multa de R$127,00, além da retenção do veículo até que seja sanada a irregularidade”.

Técnico do Detran demonstra uso correto de cadeirinhas para transporte de crianças em veículos

Para o empresário Isaque Camargo e a professora Clara Lima, que visitaram o estande do Detran-MA no arraial da Lagoa, e que possuem um filho de um ano, a preocupação com a criança é constante. “Diariamente vemos e ouvimos inúmeros casos de acidentes em que as crianças não estavam com a cadeirinha. Com isso, desde o nascimento do nosso filho, a preocupação é diária. Todas as vezes que saímos, usamos o dispositivo de segurança” revelaram.

O Detran-MA está realizados, também, testes do bafômetro (etilômetro) educativo, assim como simulações de direção, onde crianças e adultos podem testar suas habilidades no volante.

O diretor geral do Detran-MA, André Campos, informou ser esta a primeira vez que o órgão tem um estande no São João do Governo do Estado. “Queremos convidar a população para visitar nosso stand e participar das nossas ações educativas, com o intuito de alertar e prevenir acidentes, principalmente nos períodos festivos”, enfatizou.

Sinalito

Sinalito, o mascote do Detran-MA é sucesso entre as crianças

Uma atração a parte, entre as atividades educativas no Arraial da Lagoa, estão as realizadas com a ajuda de Sinalito, o mascote do Detran do Maranhão. Trata-se de um boneco grande, de espuma, em formato de semáforo, que está sempre com a cor verde acesa.

O equipamento chama a atenção, principalmente das crianças. Ajuda a transmitir mensagens educativas sobre trânsito seguro, de maneira alegre e descontraída. As crianças, naturalmente, querem abraçar e beijar o mascote.

Sinalito alerta a população sobre o perigo do excesso de velocidade e da importância de não misturar álcool e direção. A intenção é educar os condutores de veículos e relembrar a importância de evitar acidentes de trânsito, por causa de imprudência do condutor ao volante.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários