Poder

Além de Matinha, prefeito de Tutóia faz farra de nepotismo

Engana-se quem pensa que a farra de nepotismo ocorre apenas na gestão do prefeito de Matinha, Marcos Robert Silva Costa, o Beto Pixuta (DEM), que foi obrigado a exonerar 18 servidores, cujas contratações caracterizam prática de nepotismo.

Em Tutóia a coisa não é diferente. Famílias grandes e unidas são exemplos admiráveis. Mas, quando a união extrapola os laços afetivos e ganha contornos de nepotismo configura-se crime, passa a ser motivo de vergonha. Entretanto, no Maranhão, é raro encontrar-se um prefeito disposto a levar a sério o que reza a lei. A cidade de Tutóia contribui com um exemplo emblemático. O prefeito Diringa (PSD) nomeou a esposa, um filho, uma filha, dois sobrinhos e duas sobrinhas.

Detalhe curioso. Jamilson Baquil, sobrinho do prefeito, que atualmente ocupa o cargo de Secretário de Saúde, na legislatura anterior, era vereador e presidente da Câmara Municipal mas foi impedido de concorrer à reeleição porque foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. A solução encontrada pelo prefeito para “manter a família unida” foi “mover” as peças. Dessa forma, Alexandre Baquil que na gestão anterior ocupava o posto de Secretário de Saúde, foi eleito vereador e transformado em presidente da Câmara Municipal. Jamilson Baquil e Alexandre Baquil são sobrinhos do prefeito Diringa.

A lista inclui ainda a Diretora do Departamento de Limpeza Urbana, pessoa que não possui laços de parentesco com o prefeito, mas, graças ao grau de “intimidade” a ao poder que exerce sobre o gestor também é considerada “parente” do chefe do executivo municipal. Família que governa unida permanece unida. Em Tutóia não é diferente. Tá tudo em casa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

5 comentários em “Além de Matinha, prefeito de Tutóia faz farra de nepotismo”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Telemaco

    E O MINISTERIO PUBLICO VEDETAO AINDA NAO PEDIU A PRISAO DESSA GANG DOS BAQUILS. ACORDA JUSTICA!

  2. INDIGNADO

    NA PREFEITURA DE BACABAL ESTÁ PIOR, TODA FAMILIA ESTA EMPREGADA EM CARGOS DE CONFIANÇA

  3. ENTREGADOR

    ESSE PREFEITO DE TUTOIA NAO SAI DA ZERO HUM, SO QUER MENINA NOVA O VALOR NAO E PROBLEMA A PREFEITURA PAGA AS ORGIAS COM O DINHEIRO PUBLICO.

  4. delmo

    Câmara Municipal de Rosário afasta prefeita Irlahí por 90 dias.
    Veja:Facebook do Vereador Sandro Marinho

    https://www.facebook.com/eugeniotorto.torto?ref=tn_tnmn#!/smdmarinho?hc_location=stream

  5. Jose Paulo

    Se vc pegar as nomeaçoes de Bacabal,80% dos cargos comissionados são dos familiares do prefeito,pra se ter uma ideia. Procurador geral é a filha,Secretario de Administração é o genro,chefe de gabinete é a sobrinha,Ação Social é a esposa,Secretaria da Mulher é a irmã e por ai vai,e nada de ministerio publico,assim é facil de mais.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários