Poder

Prefeita de Rosário é alvo de críticas

Irlahi teria feito um acordo com agentes de saúde que pagaria o valor total que o governo federal enviado ao município.

A Agente Comunitária de Saúde da cidade de Rosário, Kátia Oliveira, em publicação em rede social, disse que a prefeita Irlahi Linhares (PMDB) continua brincando com a confiança do povo e da categoria de Agente Comunitário de Saúde (ASC) por não cumprir o prometido e ter deixado de pagar os direitos dos agentes. Segundo Kátia, foi só mais uma enganação.

Os agentes de saúde são funcionários federais, mas tem atuação direta com os municípios. Os proventos (pagamentos) dos mesmos são oriundos de recursos federais. Ou seja, a prefeitura não tem gastos ou despesas com os profissionais em questão, porém, mesmo seus proventos vindos do Ministério da Saúde, a prefeitura insiste em não realizar o pagamento devido aos agentes de saúde.

Os ACS trabalham na parte de prevenção de doenças e acompanhamento da saúde da população da cidade, pelo qual, desempenham suas funções. O município recebe essa ajuda do governo federal a custo zero. Mesmo assim, a classe que presta serviço de saúde a população da cidade, não recebe nem o essencial, que é o pagamento do piso nacional da categoria, que é de R$ 950,00 (Novecentos e Cinquenta reais).

De acordo com informações obtidas, Irlahi teria feito um acordo com o sindicato da categoria de pagar o valor total que o governo federal enviado mensalmente ao município, para pagamento de cada agente de saúde, descontando somente 8% para o INSS. Segundo informações de alguns agentes, Irlahi estaria pagando até menos do que o ex-prefeito Bimba pagava a categoria. “O aumento que o Ministério da Saúde concedeu nunca foi repassado. Pelo contrário, a prefeitura diminuiu”! Revelou uma agente.

Existem atualmente 104 agentes de Saúde em atividade na cidade de Rosário. Veja abaixo, o extrato do programa Fundo-a-Fundo do governo federal, onde mostra quanto o Município recebe para pagar os agentes de saúde. ( Com informações do blog  Bacabeira em foco)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

7 comentários em “Prefeita de Rosário é alvo de críticas”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Eugênio

    Rosário é atingido por uma administração incompetente e sem compromisso com a população. A prefeita Irlahí eleita com o velho discurso de mudança está governado com o que existe de mais arcaico na política rosariense. Daí as velhas práticas: Nepotismo, redução de salários, desvios de recursos, cabos eleitorais e suas famílias empregados como secretários e assessores, educação e saúde sem nenhuma ação, ruas esburacadas e com as chuvas todas as ruas da cidade ficam completamente alagadas. E se isso não bastasse ainda temos a figura do Pedro Vasconcelos, a eminencia parda e ex-namorado da prefeita que manda e desmanda em tudo, agindo de modo escuso e contratando empresas duvidosas, com procedimentos duvidosos. Com desculpas jogadas sobre as administrações anteriores, a atual prefeita Irlahí se mantem imóvel e nada acontece. A Saúde é a área mais afetada, pois a mandatária também é proprietária de uma clínica particular e com isso mistura o público com o privado numa questão explosiva e cheia de irregularidades. As verbas dos programas federais estão entrando pontualmente, mas o dinheiro some e mais uma vez nada acontece.

  2. marta

    se são 104 agentes então cada um deve receber 822,00 R$

  3. Erica Sousa

    São 104 agentes ainda tem o desconto do INSS! que no doc acima não vem descontado…não é preciso estudar cantadilidade pra saber disso…Manda essa tal de Katia largar o marido dos outros…todo mundo sabe que ela até tem uma filha com um cara casado (que foi canditado a vereador pelo PT), por isso não tem moral…crie vergonha na cara…noutro dia eu vi ela com o amante…e ela ainda diz por aí q não esta mais con ele…muito oléo de peroba nos dois

  4. socorro

    Se Kátia tem filho com homem casado o que você tem com isso? foi o seu marido Erica Sousa?

  5. socorro

    Ela tá certa em lutar por seus direitos, a mesma coisa você teria que fazer tenho certeza que vocêquando chove aqui em Rosário deve andar de canoa. e pisar na lama como caranguejo, ou você faz parte dos puxa saco que está recebendo merrequinha para defender a administração. POR QUE SÓ QUEM ESTÁ GOSTANDO DA PREFEITA É QUEM ESTÁ SENDO BENEFICIADO! ERICA SOUSA!

  6. paulo

    a educacao em primeiro lugar Erica.
    esse seu comentario foi escrupuloso.
    nao er so ela q fala mau dessa gestao
    mais sim grande parte da populacao.
    e os fatos estao ai pra qw quizer ver. . .
    entra dinheiro todo mes e ela diz q a culpa de nao esta fznd nada e da gestao passada.
    e olha q a gestao saiu a praticamente 5 meses.
    e nesses 5 meses nada se foi feito
    a nao ser tapar alguns buracos, pq ate em frente ao supermercado Serealista er so buraco
    e Rosario agora qnd chove vira Veneza, nem na gestao passada isso acontecia, pq o ex-prefeito alem de nao ter feito nada, mais pelo menos elle mandava a cada 3 meses limpar os bueiros nem isso ela ta fzd. . .

  7. Suelly

    Na gestão passada tinha uma equipe permanente fazendo limpeza de ruas e bueiros. Não era aquela maravilha, mas também não era essa pouca vergonha e esculhambação de agora.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários