Poder

Universitários de Bacabal protestam contra mudanças na UFMA

Alunos da UFMA do Campus de Bacabal.

Alunos da UFMA do Campus de Bacabal.

Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do campus de Bacabal, estão protestando desde segunda-feira (04), às 19h, em frente à reitoria da faculdade, contra as possíveis mudanças que prejudicarão centenas de universitários. A manifestação faz parte de uma mobilização de alunos que travam uma guerra contra a injusta e imoral decisão do PROEN (Pró Reitoria de Ensino).

Protesto na porta da UFMA de Bacabal.

Protesto na porta da UFMA de Bacabal.

“Entramos na universidade tínhamos a possibilidade de nos formarmos na área que desejávamos, dentro do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas, sairíamos com mais um diploma em História, Geografia, Sociologia ou Filosofia e Licenciatura Ciências Naturais sairíamos com Biologia, Química, Física ou Matemática. Hoje, com a reformulação, sairemos apenas com diploma em Ciências Naturais ou Ciências Humanas”, explicou a universitária.

Indignada com a mudança que afetara milhares de alunos, a universitária Diana Tomaz expõe uma crítica que é comum aos outros manifestantes. “Imagine seu filho sendo aprovado em Direito na perspectiva de ser um Advogado, mas nos últimos períodos a Universidade muda o projeto e com a mudança acontecerá uma eleição interna e você só poderá ser habilitado a exercer essa profissão se for a mais votada, caso contrário terá que abandonar o seu sonho para se formar no que for decidido por outros”, externou a estudante, completando que “UFMA é inovadora”.

Segundo Diana Tomaz, estudante do Campus de Bacabal, os estudantes paralizaram suas atividades e só voltam quando a PROEN (Pró Reitoria de Ensino) retornar ao Campus, juntamente com o Reitor Dr. Natalino Salgado Filho, para que seja dialogado também em fórum com os demais Campis, no intuito de efetivar deliberações possitivas que possam favorer os anseios e expectativas na formação acadêmica.

A equipe de reportagem do Blog do Neto Ferreira tentou entrar em contato com o reitor da UFMA Natalino Salgado, mas não obteve resultado.

Alunos protestam na entrada da UFMA.

Alunos protestam na entrada da UFMA.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Universitários de Bacabal protestam contra mudanças na UFMA”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Diana Tomaz

    Neto nós sairemos com uma Licenciatura em Ciências Naturais, sendo que nessa área ainda tem a tal habilitação em Quimica, Fisíca ou Biologia. Sendo que em cada campus terá somente uma das tres, ou seja a que for mais votada. A mesma coisa ocorrerá no curso de Licenciatura em Ciências Humanas, as áres são História, Geografia e Sociologia, terão uma habiliatação na que for mais votada no campus, dessa forma muitos alunos não vão se graduar no que realmente desejam. E mais se o campus escolher fisica todos os alunos serão obrigados a fazer a mesma por que não terão dinheiro para mudar para outro campus. Na realidade a PROEN não está nem se importando com os discentes.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários