Poder

Fraudadores de concurso da Segurança do MA aparecem entre aprovados

Os nomes de Samuel Fernandes de Carvalho e Wemerson Abreu Castro aparecem entre os aprovados.

Do Atual7

Marcado por tentativas de fraude, o concurso público para preenchimento 2.379 vagas na Policia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Maranhão pode voltar a ser alvo de novas investigações.

Antônio Ferreira Lima Sobrinho, preso como mentor da quadrilha. Foto: Mauro Wagner/SSP

Antônio Ferreira Lima Sobrinho, preso como mentor da quadrilha. Foto: Mauro Wagner/SSP

No início do mês de dezembro, investigações do Serviço de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e da Polícia Civil do Maranhão chegaram ao funcionário do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em Pindaré, Antônio Ferreira Lima Sobrinho, o ‘Concurseiro’. Ele foi preso pelos crimes de formação de quadrilha, tentativa de fraude e falsidade ideológica. Segundo a SSP, Antonio Ferreira teria utilizado documentação falsa no ato da inscrição com o nome de Samuel Fernandes de Carvalho.

‘Concurseiro’ é apontado como mentor da tentativa de fraude no concurso público para a área da Segurança do Maranhão. Ele tem aprovação vários concursos Públicos. A polícia acredita que todos de forma fraudulenta. Antônio Ferreira já foi aprovado no concurso do IFMA de 2006; no concurso da Prefeitura de Santa Luzia; concurso do Banco do Brasil de 2011; Prefeitura de Igarapé do Meio em 2008, concurso da Prefeitura de Bom Jardim, no cargo de Professor; concurso para a Prefeitura de São José do Ribamar em 2011, para Guarda Municipal; no Concurso de Formação de Oficiais da Polícia Militar no Pará; para o concurso dos Correios de 2008, para Técnico Administrativo; concurso para os Correios em 2011, para Operador de Triagem; concurso do Banco do Nordeste de 2011, no concurso do IFMA de 2011, CAEMA de 2006, e; concurso do Ministério da Fazenda de 2008.

Além de Antonio Ferreira, a Polícia prendeu, também, Wemerson Abreu Castro, que teria ficado encarregado de coordenar as ações fraudulentas em São Luís, além de cooptar uma série de pessoas para participar da fraude. Outras pessoas também foram identificadas como beneficiárias da ação fraudulenta. Segundo a SSP, todas foram sumariamente eliminadas do concurso, porém não é o que diz o resultado dos aprovados.

Samuel Fernandes de Carvalho aparece entre os aprovados para o cargo de Soldado Combatente. Foto: Reprodução

Samuel Fernandes de Carvalho aparece entre os aprovados para o cargo de Soldado Combatente. Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (19), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição responsável pelos Concursos da área da Segurança no Maranhão, anunciou, em seu site oficial, o resultado preliminar das provas objetivas para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Tanto o nome de Samuel Fernandes de Carvalho, como o de Wemerson Abreu Castro aparecem entre os aprovados. O resultado é assinado pelo secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim.

Samuel Fernandes de Carvalho aparece entre os aprovados para o cargo de Soldado Combatente, para lotação em Pedreiras; Wemerson Abreu Castro para o cargo de Soldado PM Música – Trompetista, com lotação para São Luís.

Wemerson Abreu Castro para o cargo de Soldado PM Música – Trompetista, com lotação para São Luís. Foto: Reprodução

Wemerson Abreu Castro para o cargo de Soldado PM Música – Trompetista, com lotação para São Luís. Foto: Reprodução

O Atual7 chegou a cogitar a possibilidade dos nomes do fraudadores serem, na verdade, o mesmo de outras pessoas aprovadas no concurso. Porém seria coincidência demais, já que os nomes aparecem somente uma vez no resultado.

Se, de acordo com Secretaria de Estado de Segurança Pública, estes e os outros membros da quadrilha foram eliminados do concurso, porque a FGV divulgou então os seus nomes no resultado preliminar?

Com a palavra, o diretor de qualidade da Fundação Getúlio Vargas, Francisco Torres, e o secretário de Segurança, Aluísio Mendes.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

41 comentários em “Fraudadores de concurso da Segurança do MA aparecem entre aprovados”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Ayron Rocha

    Excelente reportagem….parabéns!!

  2. eduardo

    muito bonito secretário

  3. del

    Tem q ser anulado essa bagaça coisa feia para o Maranhao! vergonha…..

  4. Sousa

    Se aqui fosse um estado serio, esse concurso ja estaria anulado mais como aqui prevalesse só o que eles falam como o caso do operario que mesmo com provas de que ele não fez nada ainda teve que pagar pra apanhar…

  5. Sousa

    então aquela imagem de celular na pagina do concurso fraudado é verdadeira…

  6. FERNANDO

    Realmente sem palavras, vergonha. O pior de tudo é que não se trata de um concurso qualquer, mas sim para a polícia. Outra vergonha é que a prova discursiva para o cargo de delegado não terá mais caráter eliminatório. Por que será? Simples, aqueles que não foram pegos e conseguiram o gabarito não teriam capacidade para fazerem uma boa prova discursiva, logo, a capacidade dos fraudadores se limitaria a marcar o “x”, é claro, de forma fraudulenta, mas não para discorrer sobre a matéria. Enfim, nunca vi na minha vida uma prova discursiva sem peso e caráter eliminatório. Nesse Estado não existe o “Parquet”.

  7. Carla Bittencourt

    Talvez esse contato seja ignorado, tão pouco seja levado a sério ou adiante
    Mas vejam como nosso Estado está sendo rotulado por muitos “Sejam bem vindos ao Maranhão, Estado desprovido de Justiça e Terra da Impunidade!!!”

    Fraudadores de concurso da Segurança do MA aparecem entre aprovados e mesmo assim o atual Concurso da Segurança Pública não foi anulado, que provas mais são necessárias para comprovar que candidatos fraudadores foram aprovados, se os fraudadores presos foram aprovados imaginemos quantos outros não serão inseridos no seio da Segurança Pública? Mas convém ao Estado do MA não reconhecer que fracassou, a Instituição (FGV) também convém manter a sua boa imagem, enfim, que fique em segundo, terceiro, quarto…. plano o interesse público e da coletividade.

    Precisamos de ajuda externa, pois a justiça interna do MA parece está corrompida e aliada aos interesses do atual Governo

  8. Sousa

    ANULAÇÃO JÁ ANULAÇÃO JÁ ANULAÇÃO JÁ

  9. Sousa

    O QUE EU ACHO MAIS ENGRAÇADO É QUE O SECRETARIO FALOU QUE PRENDERAM OS FRAUDADORES DENTRO DA SALA DE AULA E QUE NÃO DEU TEMPO DE PASSAR AS RESPOSTAS, MAIS TAÍ A PROVA DE QUE NÃO FORAM PRESO DENTRO DA SALA DE AULA E QUE RESPONDERAM O CARTÃO RESPOSTA ENTREGARAM E SAIRAM DA SALA, COM CERTEZA ENVIARAM AS MENSAGENS COM AS RESPOSTAS, CONFIRMA UMA MATERIA DO JORNAL PEQUENO QUE DIZ QUE O FRAUDADOR FOI PRESO JA VOLTANDO PRA CASA EM UMA RODOVIA PELA PRF, ENTÃO É FATO QUE DEU TEMPO DE ENVIAR AS RESPOSTAS, E ESSE PESSOAL QUE FOI PRESO COM CELULARES NO LOCAL DE PROVA NINGUEM GARANTE QUE ELES NÃO ESTÃO AÍ NESSA LISTA DE APROVADOS JÁ QUE OS NOMES NÃO FORAM APRESENTADOS PARA A POPULAÇÃO SABER QUEM ERAM ELES NÃO SABEMOS POR QUAL MOTIVO E NEM SABEMOS SE FAZIAM PARTE DA QUADRILHA OU SÓ FORAM PEGOS POR Q ESTAVAM COM CELULAR, AGORA ME RESPONDAM UMA COISA SE NEM OS CABEÇAS FORAM EXCLUIDOS IMAGINEM OS OUTROS…
    ANULÇÃO JA PRA ACABAR COM ESSA VERGONHA…

  10. Wellington A Diniz

    Caro Jorge,
    Com sua reportagem, creio não haver mais dúvidas quanto a fraude. Qualquer pessoa prejudicada, ou um grupo de pessoas pode agora e deve ajuizar, creio eu, uma Ação Popular Regressiva. Sugiro a provocação ao Ministério Publico para agir como custus legis. A manutenção do resultado desse concurso, fere preceitos consagrados na Constituição Brasileira, tais como a Legalidade, Moralidade e a Imparcialidade, bem como trará insegurança jurídica aos Atos Administrativos posteriores.

  11. Cássius

    A verdade precisa ser dita, chega de aceitar-mos essas pessoas tentando ocultar e até mesmo mascarar a verdade, e a verdade é que houve fraude sim, o Sr. Sec de Segurança está dizendo o que é mais conveniente para ele e para o governo, mas existem dezenas de pessoas em Pindaré q foram beneficiadas com esse esquema, pois os mentores da fraude fizeram suas provas e tiveram tempo de sobra p enviar o gabarito p seus “clientes”. CHEGA !!!! Essa farsa tem q acabar, queremos justiça!

  12. Dhon

    Agora eu quero só vê qual vai ser a desculpa agora se vão fazer uma manobra como fizeram desde o começo, achar um bode espiatorio etc, as falhas falam por si só, não precisa nem ser investigador pra montar as evidencias….

  13. Ronald

    Isso é muito vergonhoso para o nosso Estado!… Onde já se viu um concurso desse porte da Polícia e do Bombeiro e uma arrecadação estratosférica dos candidatos não ser cancelado. Há vários concursos no Brasil afora que foram fraudados e automaticamente foram cancelados _ por exemplo, o da Polícia Rodoviária Federal_, aqui o mesmo sistema não funciona?? Será pq??? Se Estado ter um pouco de bom senso e um mínimo de consciência, verá que esse concurso está maculado e cheio de vícios, já q tem provas cabais para anular o certame. Quero só ver o explicação do Secretário da Segurança Pública!

  14. luh

    vergonha de ser MARANHENSE!!!

  15. Talita

    Excelente reportagem….já havia observado a lista, é lamentável
    que somente o Governo não queira exergar essa fraude.
    Parabéns pela iniciativa.
    Estou na torcida para que a justiça seja feita.

  16. alexandre

    O Samuel é para ZÉ DOCA 12ª CI.

  17. adelmar junior

    haaa toooo entendendo….. o certo e ser fraudador isso é que é bom fazer as coisas certas nao ta com nada! nâo é ?

  18. Sousa

    o que eu acho interessante é a imprensa não divulgar nada sobre o ocorrido, até numa hora dessas ela se cala por q será…
    interessante nada isso é normal tudo que envolve o governo a imprensa toda se cala…

  19. Brumel

    Estamos no MARANHÃO, aqui tudo pode!!! Onde quem tá a frente da SECRETÁRIA de SEGURANÇA PÚBLICA é um agente e não um delegado, ou seja, será que não existe nenhum delegado competente para assumir a classe? Creio que a governadora não goste de moralização já que coloca um agente fora do quadro de servidores efetivos para comandar os delegados. Isso no meu ponto de vista é um desprestigio com a classe.
    Agora só outro governo, este ta batizado com o slogan “MARANHÃO de volta ao trabalho”. Isso sim é muito irônico (de volta ao trabalho).

  20. TAURUS

    Falar o que né?Quanta vergonha para o nosso estado do Maranhão!

  21. Valdney Freitas

    Aqui em pindaré sabemos o nome da maioria dos envolvidos na fraude… esse que passou em primeiro pra Pindaré com certeza faz parte o mesmo passou já pro Pará com a mesma jogada e agora pro Maranhão… a policia pegou varias motos que estava no estabelicimento do metor da fraude é só relacionar o documento da moto com o canditado aprovado… no minimo esse pessoal deveria ser desclassificado, já que o governo do estado não quer cancelar pois teria um gasto de 3 milhoes pra refazer o concurso.
    Fundação Getulio Vargas tinha que cancelar esse concurso pois o Maranhão não tem nome a zelar mas a fundação sim, tinha essa fundação como umas das melhores do pais agora não posso dizer mas nada!!!

  22. Já sabia

    Já era de se esperar todo concurso no fundo no fundo há fraudadores o problemas é que esse do maranhão foi descoberto e os outros…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  23. Pindare

    Quero denunciar que em Pindare mirim, varios são os aprovados que estão envolvidos na fraude, inclusive parentes do Policial que foi preso( que é de pindaré), o esquema tinha saido do controle do Antonio, tinha gente que fechava negocio com ele e repassava para outras pessoas que ele não tinha conhecimento, assim varias pessoas envolvidas no esquema estão entre os aprovados, e a policia não tem este conhecimento, porque estavam atras somente de cartas marcadas. Vamos denunciar, talvez eles reconheçam que perderam o controle e precisam ANULAR este concurso.

  24. Talita

    Na cidade de Pindaré entre os aprovados estão, esposa do policial envolvido,detalhe em primeiro lugar, irmãos de alguns que foram presos, dentre outros, alguns já comemoram, outros estão caladinhos, aguardando a convocação. É lamentável que esse concurso forme pessoas desqualificadas e corruptas para zelar por nossa segurança.

  25. Cris

    Pessoal vamos denunciar e enviar essa materia para as emissoras nacionais já que as estaduais são omissas… vergonha Maranhão!!!!

    no blog do Jonh Cutrim fala de uma MARANHÃO ´O ESTADO DO MEDO` onde fala que aqui nada funciona tudo é do jeito que eles falam ou querem a justiça não faz nada pela sociedade…

  26. Cris

    Pessoal vamos denunciar e enviar essa materia para as emissoras nacionais já que as estaduais são omissas… vergonha Maranhão!!!!

    no blog do Jonh Cutrim fala de uma MARANHÃO ´O ESTADO DO MEDO` onde fala que aqui nada funciona tudo é do jeito que eles falam ou querem a justiça não faz nada pela sociedade…

    http://blog.jornalpequeno.com.br/johncutrim/2012/12/26/maranhao-o-estado-do-medo/

  27. Magno

    Hoje a FGV publicou um NOVO resultado preliminar sem os nomes dos fraudadores, dando resposta a todos vocês! agora vc que n atingiu uma boa nota, não fica pedindo anulação do concurso! vai estudar meu irmão!! se esse concurso for anulado vc não vai pagar meus gastos com viagem, hotel, apostilas e outras coisas que abri mão pra fazer esse concurso!!
    VERGONHA É ESSES RECALCADOS QUE NÃO ESTUDAM E FICAM FAZENDO QUERENDO ANULAÇÃO!!
    #studasa”afado!!

  28. anônimo

    Esses cara são fracos demais um com 27 outro com 34 kkkkkkkkkkkkk
    sem estudar faço melhor que esses criminosos…

  29. Wanderson

    Isso só acontece do Maranhão, Muita vergonha mesmo.

    Queremos anulação deste concurso, pois o secretário deu uma reportagem dizendo que tinham pego eles antes de fazerem a prova e no resultado eles já aparecem aprovados. Molecagem!

  30. bartolomeu

    q vergonha desse nosso maranhão……
    si fosse em outro lugar , serio ele ja tinha resolvido isso..
    mas aqi num maranhão quer manda é os politico…
    vamos ver oq vai dar isso…

  31. Cris

    O QUE ESTA SE QUESTIONANDO AQUI NÃO É QUANTAS DESCULPAS ELES VÃO INVENTAR, MAS SIM AS FALHAS DA INVESTIGAÇÃO, O SECRETARIO DISSE QUE OS FRAUDADORES JÁ VINHAM SENDO INVESTIGADOS A 30 DIAS, E QUE TODOS FORAM PRESOS ´´ DENTRO DAS SALAS “ ANTES QUE A FRAUDE FOSSE CONCLUIDA E LOGO UM DIA DEPOIS O SECRETARIO DISSE QUE NÃO SERIA ANULADO O CONCURSO LOGO ELE SE MOSTROU CONTRA A ANULAÇÃO, O MAIS SENSATO SERIA PELO MENOS ESPERAR POR UMA INVESTIGAÇÃO MAIS APURADA E POR UMA PERICIA FEITA NO CELULAR DOS LIDERES DA FRAUDE.
    UMA MATERIA NO JORNAL PEQUENO DESMENTIU AS DECLARAÇÕES DE QUE O FRAUDADOR TIVESSE SIDO PRESO DENTRO DA SALA DE AULA E SIM FOI PRESO EM UMA RODOVIA JÁ VOLTANDO PRA CASA PELA PRF.
    TAMBEM ELE TINHA FALADO QUE TODOS JÁ TINHAM SIDO AUTOMATICAMENTE EXCLUIDOS DO CONCURSO. SÓ QUE COM ESSA LISTA MAIS UMA VEZ DESMENTIU QUE NÃO FORAM PRESOS DENTRO DA SALA POR Q ELES PRA APARECEREM ENTRE OS APROVADOS TIVERAM QUE ENTREGAR OS CARTÕES RESPOSTAS E CONSEQUENTEMENTE SAIRAM DA SALA, OUTRA NEM TODOS FORAM EXCLUIDO DO CERTAME, E PRA QUE A FGV TEVE PRESSA DE MUDAR A LISTA JÁ QUE PODERIA TER MUDADO SÓ DIA 02/01/13, POR Q SABE QUE FEZ BESTEIRA E QUE O NOME DOS FRAUDADORES NÃO DEVERIA TER APARECIDO ENTRE OS APROVADOS, AH FGV CONTA OUTRA HISTORIA!!!
    NÃO SABEMOS COMO ESTÁ AS INVESTIGAÇÕES DA PERICIA DO CELULAR, QUANTAS PESSOAS ENVOLVIDAS, NÃO SABEMOS NADA DE NADA, AGORA ME DIZ KD A JUSTIÇA DESSE MARANHÃO, O MARANHÃO ´´O ESTADO DO MEDO“ COM TANTAS EVIDENCIAS DE FRAUDE NINGUEM VAI FAZER NADA TODOS SÃO OMISSO, KD A IMPRENSA QUE ABAFA O CASO SE FOSSE EM OUTRO ESTADO, NÃO VAMOS MUITO LONGE BEM AÍ NO PARÁ ESSE CONCURSO JÁ ESTARIA ANULADO…

  32. Passos

    É muito séria essas denuncias. tanta gente estudou muito e evem uma cambada de safados jogar pra trás o sonho dessas pessoas, o secretário deveria investigar a fundo cada denúncia aqui citada. acredito que o secretário é muito inteligente, e deveria mostrar pra sociedade que a justiça estar pra todos e principalmente para a sociedade LEGAL, ou seja, para os cidadãos de bem que ainda acreditam na justiça. pedimos justiça…

  33. Passos

    Eu não diria vegonha do nosso “MARANHÃO” nós temos um povo e muitos lugares lindos e bons, diria;VERGONHA dessa minoria de safados que moram e infelismente são filhos do maranhão. Que o ano de 2013 seja de respostas boas, para a socieddade maranhense que tanto necessita…

  34. Talita

    Respondendo ao anônimo que diz que os fraudadores são fracos, questionando as pontuações.
    Quero que ele saiba, que a intenção era somente aprovar as pessoas e não serem aprovados com louvor, tanto que ambos são funcionários federais, então responderem em seus gabaritos somente básico, mas já haviam passado as respostas aos comparsas.O Antonio, com codnome de Samuel fez a prova em uma hora. Missão cumprida.

  35. Cris

    Talita esse pessoal que falam besteira, são uns alienados só acreditam no que olham não tem capacidade de raciocinio, ou ele não quer vê a realidade dos fatos, que é notório…

  36. xcpgelqwl

    IPwnMe msiaqfeiohff, [url=http://ajzxshcprtqy.com/]ajzxshcprtqy[/url], [link=http://cfseqpkcuxbb.com/]cfseqpkcuxbb[/link], http://mqocggdcrflq.com/

  37. Criminalista

    Meus Nobres Colegas,

    Candidatos da PC/MA

    Vamos levas estes fatos ao Ministerio Público do MA. Temos que nos articular. Não podemos fechar os olhos. Gostaria de entrar em contato com o maximo de colegas possiveis. Meu e-mail “criminalista_palhano@yahoo.com.br”. Aguardo contato.

  38. marco

    PORQ VCS N VÃO PROCURAR CUIDAR DE SUAS VIDAS CAMBADA DE INUTEIS ANIMAIS IRRACIONAIS. VÃO PROCURAR É ESTUDAR PRA VER SE CHEGAM AO MESMO NIVEL DE ANTONIO E WEMERSON. ISSO N É DA CONTA DE NENHUM DE VCS. VEJAM A PONTUAÇÃO Q ELES FIZERAM. SE QUEM FAL MAL DELES ESTUDASSE UM POUCO PASSARIA ATÉ NA FRENTE DELES. VÃO ESTUDAR CAMBADA DE VAGABUNDOS.

  39. anônimo

    tem um pouco de verdade nisso aí

  40. anônimo

    vão procurar é estudar.. cambada de vagabundos michiriqueiros. quer morrer blogueiro.

  41. Netto

    Esse é nosso Maranhão que cresce em pobreza, falta de saúde, corrupção e dentre outras…
    Se foram eliminados do concurso,como estão na relação.
    Deveria desde o começo ser cancelado o concurso e as autoridades fecharam os olhos pra isso.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários