Poder

José Márcio Leite profere palestra em Congresso

Subsecretário Marcio Leite ministra palestra.

Subsecretário Marcio Leite ministra palestra.

“O SUS no Maranhão – de sua implantação aos dias atuais” foi o tema de palestra proferida quinta-feira (7) à noite pelo subsecretário de Estado de Saúde e presidente da Academia Maranhense de Medicina, José Márcio Leite, como parte da programação do XVII Congresso Brasileiro de História da Medicina e do I Congresso Maranhense de História da Medicina. Os dois eventos terminam neste sábado (10), no Hotel Praia Mar.

Durante a palestra o subsecretario destacou a historia da medicina no Maranhão nos séculos XVI e XVII. “Nestes dois séculos os maranhenses eram vítimas de doenças como sarampo e peste bubônica”, disse José Márcio Leite. Sobre o século XIX, o palestrante destacou a construção de hospitais como Regimental (1811) e Português de São João de Deus (1869). “No século XX, temos a criação de hospitais como Aquiles Lisboa, Presidente Vargas e Presidente Dutra”, observou.

José Márcio Leite explicou que a interiorização da saúde no Maranhão se deu na década de 1950, com a construção de hospitais em municípios como Caxias e Imperatriz. “Em 1988 se dá a implantação do Sistema Único de Saúde e, hoje temos o Programa Saúde é Vida, do Governo do Maranhão, que tem possibilitado ao Estado um salto enorme no que diz respeito à saúde pública maranhense”, observou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários