Poder

O PPS e sua forma de fazer política

Não é de hoje que se fala sobre a forma obscura de alguns membros do PPS decidirem seus rumos nas eleições no Maranhão, ou a forma como o partido atua em alguns municípios na definição de suas comissões provisórias, ou até mesmo na relação com diretórios legalmente constituídos.

O PPS, partido com uma historia robusta e invejável em âmbito nacional, tem sido visto no Maranhão como um dos menos confiáveis pela classe politica e por quem busca uma agremiação para participar do processo democrático eleitoral ou fazer politica partidária.

Um pequeno grupo tem se esforçado para manter o mesmo comando no partido e usar a agremiação para tentar espaço em governos.

Pregam ter importância nas eleições de Jackson lago e na viabilidade da candidatura de Flávio Dino, quando, na realidade, todos sabem que, se não fosse a Direção Nacional do partido nas duas ocasiões, o grupo dominante do PPS teria assumido um naco do governo e migrado para a base de Sarney sem nenhum pudor.

O apoio a Flávio Dino, em 2010, só teria acontecido quando a Direção Nacional mandou devolver a Secretaria de Administração do governo Roseana Sarney, que chegou a ser comemorada e ter o nome de um Advogado de confiança do atual presidente indicado para o cargo.

Dos três deputados do PPS – dois estaduais e agora um federal, nenhum deles pode contar com a ajuda do partido em suas eleições. Muito pelo contrário, quando se pode atrapalhar quem tem votos, se faz isso no PPS por natureza.

Foi assim em 2010, e de novo em 2012, quando a mesma parte do partido que disse ter viabilizado a candidatura de Dino, desta vez defendendo seus empregos no governo Castelo, fez de tudo para inviabilizar a candidatura de Eliziane Gama e entregar o partido para o prefeito.

O partido não está armado para quem tem votos, está armado para quem quer cargos.

A sede por cargos e por algo mais que nem sempre fica claro não permite aos comandantes do partido, em âmbito estadual, sequer considerar a linha doutrinaria nacional que deveriam defender, pois defendem apenas um espaço para pessoas que nunca obtiveram êxito nas urnas.

Com o comportamento da Direção do PPS fica difícil saber o que é mérito e a quem se atribuir os resultados eleitorais, pois a terceira colocação em São Luis não foi atribuída a nenhum esforço das Direções Nacional, Estadual ou mesmo Municipal. O partido não teve candidato.

Eliziane foi candidata sozinha e sozinha permanece, pois tomou a decisão de ficar neutra no segundo turno, desconsiderando a instância partidária, consultando apenas a família e os pastores de sua igreja evangélica, segundo se lê na imprensa.

Hoje, a dez dias do segundo turno, é impossível unificar o partido em torno de um projeto de crescimento da legenda, uma vez que existem membros do PPS nos três lados da disputa, ou seja, uma parte defende seus empregos e espaços com Castelo, outra parte defende espaço num provável governo de Edivaldo Holanda Júnior, e outra se diz neutra, quando sabemos que esta neutralidade beneficia mais a um determinado candidato que a outro, e isso também tem um preço.

A quem interessa esse tipo de comportamento e até quando um partido da estatura do PPS vai estar projetado para projetos individuais, perdendo a oportunidade de se firmar como uma importante e representativa agremiação partidária no Maranhão?


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

3 comentários em “O PPS e sua forma de fazer política”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Iramir Alves Araujo

    Sei não… Isso está me parecendo análise de encomenda.

  2. wqxkfrfw

    MX6pjy ooodwnutioqr, [url=http://lngiaekfxyxk.com/]lngiaekfxyxk[/url], [link=http://bhnkeojjxkhg.com/]bhnkeojjxkhg[/link], http://tsxgnsbevavg.com/

  3. You

    oi o dermatologista me rcioeteu uma formula muito boa minhas estrias estao sumindo mas dependendo do grau elas apenas diminuem, se vc quizer posso passar ela para o seu email, e9 sf3 vc pedir, olha meu email ai: so vc me pedir por email que eu retorno com a formula.ahhhh creme nivea aquele que e9 vendido nuns potinhos parecidos com o de minancura evita que elas aparee7am

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários