Poder

Prefeitura de Maranhãozinho é suspeita de cobrar “pedágio” de madeireiros, diz PF

Polícia Federal realiza ação de combate à extração de madeira em terras indígenas.

A Polícia Federal no Maranhão realizou ação de combate à extração ilegal de madeira em terras indígenas, nos dias 12 e 13 de setembro, nas localidades de Povoado do centro do Elias e Quadra 80-I, do município de Maranhãozinho/MA, como resultado da Operação Arco de Fogo.

A ação resultou na prisão em flagrante de dois motoristas de caminhão e de quatro seguranças que atuavam ilegalmente nos dois locais, e na apreensão de uma arma de fogo (revólver), um caminhão que transportava aproximadamente 6m³ de madeira extraída de forma ilegal, correntes que bloqueavam a entrada dos locais e fichas/tickets que eram obtidos na prefeitura de Maranhãozinho/MA para permitir a entrada controlada dos caminhões nas referidas localidades.

Madeira apreendida.

Madeira apreendida.

A investigação partiu de informações obtidas por equipes da Operação Arco de Fogo no final de 2011 de que a prefeitura do município de Maranhãozinho estaria cobrando “pedágio” para que caminhões de transporte de madeira entrassem nas terras indígenas de Alto-Turiaçu, onde era extraída ilegalmente madeira em tora de árvores nativas de diversas essências.

Todos foram autuados em flagrante pelos crimes de transporte ilegal de madeira (art. 46, parágrafo único da Lei 9.605/98), furto de patrimônio da União (art. 155, par.4º. Inc. IV), c/c art. 29 do CP) e formação de quadrilha (art. 288 do CP), que podem gerar penas de até 15 anos de reclusão, e encaminhados para a carceragem da Polícia Civil do município de Governador Nunes Freire/MA, onde permanecerão custodiados à disposição da Justiça Federal.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

3 comentários em “Prefeitura de Maranhãozinho é suspeita de cobrar “pedágio” de madeireiros, diz PF”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Nunes Freire

    E o Josimar se considera um santo! haushaushaushaush Esse foi o motivo da fuga!

  2. aeudes ericeira

    antes vc afirmava q josimar estaria foragido que a policia federal estaria a sua procura. agora recebia propina de madereiros, é muito simples vc chegar sem nenhum moral credibilidade desmoralizar uma pessoa sem prova afim de satisfazer a vontade de alguem. tenha conciencia do que vc esta divulgado para q por uma estoria dessas não julge alguem por algo inreal. seja um profissional decente.

  3. Antonio Dias Carneiro Filho

    O josimar quiz apenas prezervar nossas estradas vicinais que das quais ele sempre cuidou muito bem. esse foi motivo das fichas disdribuidas aos madereireiros, ou seja, assim seria feito um controle onde a intenção era: diminuir o tráfico de cminhões maiores e mais pesados. potanto não existe nem uma prova de que a prefeitura de Maranhãzino recebeu dinheiro de madereiro. Josimar é um homem digno e jamais se sumeteria a um tipo de ação como essa.go Agora é claro com status politico que le tem na BR, claro que ja esperado esse tipo de acusações falças contra ele.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários