Poder

Drª Margareth lidera a disputa pela Prefeitura de Vitorino Freire

A candidata Margareth Bringel, a Drª Margareth (PMDB), lidera a disputa pela Prefeitura de Vitorino Freire, com 51,4% das intenções de voto, segundo revelou pesquisa do Instituto Econométrica divulgada ontem. Margareth está 6,3 pontos percentuais à frente de Zé Leandro.

Em Vitorino Freire, a Econométrica detectou ainda 1,4% de eleitores indecisos e 2% de eleitores que declararam não votar em nenhum candidato.

Os eleitores do município de Vitorino Freire também avaliaram quem acham que será o futuro prefeito do município, independente do voto que darão. Neste quesito, 47,8% acham que é Margareth quem vai vencer a eleição. Outros 42,4% consideram que Zé Leandro será eleito. E 9,7% não souberam ou não quiseram responder ao levantamento.

Margareth Bringel é a candidata de oposição em Vitorino Freire. Zé Leandro é o candidato do prefeito Ribamar Rodrigues (PDT), afastado pelo Tribunal de Justiça no início de julho, por irregularidades em sua gestão. A candidata do PMDB conseguiu atrair os votos de todos os grupos adversários de Rodrigues, o que reforçou a sua candidatura.

Rodrigues está no exercício do mandato desde 2004, quando venceu o grupo do ex-prefeito Juscelino Rezende (PMDB). Nestes oito anos, a disputa em Vitorino Freire manteve-se acirrada, ora entre o grupo Rezende e Rodrigues, ora entre os Rodrigues e os Bandeira.

Fortalecido pela aliança com o então governo Jackson Lago, o prefeito conseguiu se reeleger em 2008, mas começou a perder força política a partir das denúncias contra sua administração. Com a cassação de Jackson Lago, ele tentou se rearticular com o grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB), onde ainda tem vários aliados. Mas continuou a enfrentar oposição cerrada dos grupos Rezende e Bandeira, ambos também ligados à base do Governo Estadual.

Agora, Ribamar Rodrigues enfrenta exatamente a mulher do ex-prefeito Juscelino Rezende.O enfraquecimento do prefeito pode ter afetado a campanha de Zé Leandro na reta final.

Comparação – A Econométrica ouviu 554 eleitores em Vitorino Freire, entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 4,16 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. O registro no Tribunal Regional Eleitoral foi feito no dia 15 de setembro, sob número de protocolo 00251/2012.

Comparando com a pesquisa inicial da Econométrica, divulgada no início de setembro, apesar da diferença entre os dois candidatos permanecer no mesmo patamar, algo em torno de 6%, alguns dados são significativos e favoráveis à candidata Margareth Bringel, o que dá amplo favoritismo para a peemedebista vencer as eleições no dia 07 de outubro.

O primeiro dado a ser observado é o baixo número de eleitores que afirmaram votar em branco, nulo ou estão indecisos. Somando-se todo esse eleitorado, de acordo com a pesquisa, ele não chegaria a 4%. Ou seja, por mais que todas essas pessoas decidissem votar no candidato do PT do B, mesmo assim ele não conseguiria tirar a diferença de 6% que existe favorável a Margareth Bringel.

Mas é justamente o apoio da estrutura da Prefeitura que Zé Leandro entende ser fator de desequilíbrio na reta final da campanha, capaz de levá-lo a reverter o jogo contra a adversária do PMDB. O candidato se favorece também da margem de erro, que pode diminuir a diferença. (O Estado do Maranhão)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

7 comentários em “Drª Margareth lidera a disputa pela Prefeitura de Vitorino Freire”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Dory

    Meu amigo Neto, essa pesquisa é muito furada, o eleitorado é mais de 23.000,00, 554 eleitores, não se mede um resultado eleitoral. Ontem dia 21 Vitorino Tremeu com o Arrastão do Zé 70, e esse povo vota em Vitorino, ao contrário do 15 que traz gente de todas as cidades vizinhas, para fazer volume. Pela primeira vez a Prefeita Celite Dalprá e o Zé 70, trouxeram um ministro para nossa cidade, foi o Gastão Vieira.

  2. Henrique

    Cada uma mesmo essa tal de DORY babona e faz tudo da CELITE, que fica fazendo o mesmo comentário em todos os blogs, procura ter ao menos criatividade e troca o comentário. Ohh sua jumenta, pesquisa não erra, tem margem de erro, e mesmo tirando a margem erro, Dra. Margareth ainda venceria as eleições, te cuida que teus dias estão contados mamando com a Celite na prefeitura, agora não tem jeito, Vitorino quer, e o povão quer é Dra. Margareth, vocês estão é tudo desesperado vendo o dia 07 chegar e pegar uma taca para a mulher.

  3. raimundo

    vamos ver nu dia 7

  4. raimundo

    alguns falam que tem babão da celite e do zé leandro então prestem atenção em alguns que acompanha a margareth vc acham que se um dia ela ganhar ela vai ser que nem o marido esses que andam com ela vai ser os primeiros a se da mal

  5. Sousa

    A verdade doi! pois agora é a vez da mulher. Agora vai Margareth agora é 15, a oposção não se conforma.

  6. jose ribamar rodrigues

    Dorivan mha amigas esses cometario não vai mudar a opinião de ningeum inves de vc esta postando nos blog coisa infudavel, culpando A ou B pela pesquisa cai no campo amiga pra poder assegurar sua sinecura

  7. Rodrigo

    A pesquisa é falsa mesmo, contrataram a econometrica e a escutec e varios blogueiros pra tentar promover a candidata, a escutec ate no pau vermelho foi entrevistar, basta entrar no site e olhar os setores da pesquisa. Pesquisa verdadeira mesmo foi a da exata que deu certissima, ze leandro com 52%.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários