Poder

Candidato a prefeito de Buriticupu poderá responder por improbidade administrativa

Mansueto.

José Mansueto de Oliveira.

A Promotoria de Justiça de Buriticupu ingressou nesta quarta-feira, 19, com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o vereador José Mansueto de Oliveira. Na ação, o MPMA requer que a Justiça determine, em medida Liminar, o afastamento de Mansueto do cargo.

O promotor de justiça Gustavo de Oliveira Bueno recebeu do Ministério Público Federal peças de informação noticiando atos de improbidade administrativa e crime de peculato praticados pelo vereador. José Mansueto de Oliveira teria se utilizado do cargo, utilizando recursos públicos, para alugar, sem licitação, um veículo Toyota Corolla em janeiro de 2009.

Além das irregularidades existentes na contratação, o carro não era utilizado para ações do Legislativo Municipal, mas sim em uso particular do vereador e sua família, inclusive viagens de lazer a São Luís. Além do aluguel do veículo, o combustível utilizado também era pago com recursos da Câmara Municipal de Buriticupu. Notas, recibos e cheques utilizados em abastecimentos analisados pelo Ministério Público chegam a um valor superior a R$ 55 mil gastos em combustível.

Para Gustavo Bueno, os atos de José Mansueto de Oliveira lesam o patrimônio público e ferem os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e legalidade. Para o promotor, os atos também configuram crime de peculato, que está sendo apurado em inquérito policial.

Além do afastamento imediato do cargo, visando garantir o correto andamento do processo, o Ministério Público requer a condenação do vereador por improbidade administrativa, sujeito à suspensão dos direitos políticos por cinco anos, proibição de contratar ou receber qualquer benefício do Poder Público por três anos e multa no valor de, no mínimo, 50 vezes a sua remuneração.

Além disso, a promotoria pede que a Justiça condene o vereador a ressarcir aos cofres públicos o valor de R$ 55.960,00. Como medida preventiva, garantindo a quitação do débito, foi pedida também a indisponibilidade dos bens de José Mansueto de Oliveira e de sua esposa, Ana Lúcia Aguiar de Oliveira.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

5 comentários em “Candidato a prefeito de Buriticupu poderá responder por improbidade administrativa”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. marcos fernando

    vamos votar no ficha limpa gente olha os dados dese homem meu deus tem misericordia

  2. ailton gulterres

    É pelo visto a coisa está mesmo feia pra esse ladrão do Mansueto, agora vai ter que devolver o 55,696.00 mil que robou da cãmara munícipal para luxar com o dinheiro público, mais a casa do veriado josé mansueto que agora é candidato a prefeito por enquanto caiu, mais com certeza ainda tem mais capivara para ser descobertos, esse veriador além de serem aliado do Primo são muitos amigos então os dois participam de uma só ação, se só o veriador Mansueto robou mais de 55, mil e o prefeito primo que tem aquela sua velha estrteja. Sei que o cofre público vai tar pedindo socorro no final do mandato do vossa execelência Antonio Marcos de Oliveira o Primo.

  3. ailton gulterres

    Eu já votei duas vezes no partido do primo, só até aqui sugeira e nada fez, só que dessa vez vou votar no ficha limpa como disse o colega em seu comentário, desse eu sou 15

  4. cheap uggs sale

    How did you do on your test?New China was founded in l949.We walk on the garden path.Can you put me in the picture about the World Cup Football Match? Enjoy yourself!We arrived in London this afternoon.We arrived in London this afternoon.What a good deal!He owes my uncle 0.He has to take care of his sick mother.

  5. uggs cheap

    Love me,love my dog.Ice cream is popular among children.I’ve got too much work to do.I’m getting a new computer for birthday presenti have become a beast of burden.People enjoyed the stamps very much.I decline!Thanks for taking me the movieIt’s too good to be true!I’m looking forward to seeing you

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários