Poder

Afinal, em qual pesquisa eleitoral pode-se acreditar?

A confusão na cabeça do eleitor se inicia com as guerras de pesquisas eleitorais. Prova disto, a pesquisa do Instituto Data M, que na semana passada mostrou um cenário totalmente favorável ao candidato à Prefeitura de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Segundo a Data M, Holanda Jr., aparece com 31,8%, enquanto o prefeito e candidato à reeleição, João Castelo (PSDB), teria 30,6%.

Já a mais recente pesquisa que também buscou saber a preferência do eleitorado da capital, a Constat, trouxe números que comparados a Data M, acabam levando o eleitor a uma confusão de ótica entre a guerra de pesquisas eleitorais.

No resultado da pergunta, “se a eleição para Prefeito de São Luís fosse hoje e os candidatos fossem estes (Edivaldo Jr., Castelo, Washington, Tadeu, Eliziane, Sabóia, Marcos Silva e Edinaldo Neves), em quem o Sr. (a) votaria?

32,10% foi obtido por Castelo, em seguida, Holanda Jr., tem 23,80%, e Washington aparece com 12%. Ou seja, estatísticas que confundem a cabeça e manipulam o eleitor ludovicense.

De fato, para alguns políticos e jornalistas renomados, a pesquisa Escutec, seria a que mais agrega o quesito ‘credibilidade’, em virtude do aparado de interesses do proprietário do instituto e do contratante do serviço.

Na analise dos números, a Constate estaria correta, após manipulação de que o candidato do PTC, não teria votado no aumento do mínimo, o que resultaria na perda de 5 ou 4%.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Afinal, em qual pesquisa eleitoral pode-se acreditar?”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Camilo Gurgel

    Pois é… até parece que depois de saber que Holandinha poderia escolher entre dois valores altos e escolheu o terceiro maior só para babar ovo da Dilma, o povo ainda ia querer que ele fosse prefeito da cidade. Jamais. Essa pesquisa do DataM não me enganou nem por um minuto e eu estou ansioso para as próximas e principalmente para o dia 7 de outubro.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários