Poder

Gil Cutrim lidera dispara com folga em Ribamar

O Estado do Maranhão

Gil Cutrim.

Gil Cutrim.

O prefeito Gil Cutrim (PMDB), que disputa a reeleição em São José de Ribamar, tem larga vantagem sobre os demais adversários do pleito, com 59,8% de intenções de voto, segundo pesquisa Escutec/O Estado divulgada ontem. O levantamento, feito entre os dias 22 a 24 deste mês, entrevistou 400 eleitores e tem margem de erro de 4% para mais ou para menos. Gil Cutrim tem a sua candidatura alicerçada pela coligação “Força Popular Ribamarense”, formada por uma aliança entre 20 partidos políticos.

Segundo colocado na pesquisa, Júlio Filho (PCdoB) tem 11,5% de preferência do eleitorado. Ele concorre pela coligação “São José de Ribamar Livre e Independente”. Júlio Filho está à frente de Arnaldo Colaço (PSB), da coligação “Agora é a Vez do Povo”, que tem apenas 3,5% de intenções de votos.

Não souberam ou não responderam ao questionamento 25,3% dos entrevistados. Na pergunta “Independentemente de seu voto, quem você acha que será o novo prefeito de São José de Ribamar?”, de resposta espontânea, 62,3% declararam acreditar em vitória de Gil Cutrim; 3,8% em Júlio Filho e 0,8% em Colaço. Não souberam ou não responderam ao quesito 33,3% dos entrevistados.

Rejeição – No que diz respeito ao índice de rejeição, os candidatos Arnaldo Colaço e Júlio Filho aparecem empatados tecnicamente. O primeiro tem 25,5% de eleitores que declararam não votar, em hipótese alguma, em sua candidatura. O segundo aparece com 25% de indicações contrárias ao seu nome.

O prefeito Gil Cutrim é o menos rejeitado do pleito, com 13% dos entrevistados declarados contra uma possível reeleição. Não souberam ou não responderam ao quesito 36,5% dos eleitores entrevistados.

A pesquisa também quis saber qual a avaliação dos entrevistados a respeito das atuais administrações dos governos federal, estadual e municipal.

O levantamento mostrou que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 84,5% de aprovação na cidade balneária. Já a governadora Roseana Sarney (PMDB) foi aprovada por 57,5% dos eleitores entrevistados, e o prefeito Gil Cutrim teve sua atual administração aprovada por 65,8% da população de São José de Ribamar, de acordo com a pesquisa.

Mais

Do total de entrevistados, 181 foram homens e 219 mulheres. A maior parte, 175, o que corresponde a 43,8%, declarou ter estudado somente até a 4ª série do ensino fundamental. Apenas 12 pessoas, ou 3%, afirmaram ter iniciado ou concluído o ensino superior. A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA 00113/2012 entrevistou eleitores em 66 bairros das zonas rural e urbana da cidade balneária.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários