Poder

Ribamar ganha Fábrica de Beneficiamento de Polpa de Frutas

Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, unidade dispõe de equipamentos modernos

Em solenidade realizada nesta última sexta-feira (27), os moradores do município de São José de Ribamar receberam mais um importante benefício. Trata-se da Fábrica de Beneficiamento de Polpa de Frutas, localizada no pólo agrícola de Itapari.

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura ribamarense e o Governo do Estado, a Fábrica dispõe de equipamentos modernos que serão utilizados pelos produtores rurais no processo de beneficiação e higienização dos alimentos, agregando-lhes valor e tornando-os mais atrativos ao mercado consumidor.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do ex-prefeito e atual secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; do secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho; do secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças de São José de Ribamar, Rodrigo Valente; e de demais autoridades estaduais e locais. Junto às lideranças comunitárias e aos moradores da região, os secretários abriram as portas da fábrica.

“São José de Ribamar é o exemplo que quero levar para todo o Maranhão. O comprometimento é uma marca de governo desse município que vem desenvolvendo inúmeros projetos no sentido de dar oportunidade ao crescimento da agricultura familiar, incentivando a produção de alimentos dos pequenos produtores”, afirmou Fernando Fialho.

Em visita ao município em maio deste ano, Fernando Fialho já havia demonstrado a intenção de levar a experiência exitosa de São José de Ribamar para as cidades do interior.

O presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Itapari e Panaquatira, José Ribamar Caldas Silva, e o presidente da associação do pólo agrícola de Bom Jardim, Josemar Souza, agradeceram em nome de toda a comunidade. “Graças às ações de incentivo da Prefeitura, temos a oportunidade de melhorar nossa qualidade de vida com o aumento da produção e renda dos agricultores”, completaram.

“Do Governo do Estado pode-se ver que a administração municipal não parou em nenhum momento e vem realizando diversos programas e projetos de estímulo aos agricultores e pescadores. Somado a uma gestão competente, isso faz de São José de Ribamar referência nacional no que diz respeito às políticas de incentivo á agricultura familiar”, afirmou Luis Fernando.

Entre os principais programas e projetos de estímulo à produção da agricultura familiar e da pesca, implantados pela Prefeitura, destacam-se: municipalização da assistência técnica agronômica e veterinária; capacitação de agricultores familiares e pescadores; facilitação do acesso ao crédito (os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento elaboram gratuitamente os projetos de financiamento para os agricultores familiares e pescadores); infra-estrutura viária, de energia e de irrigação; distribuição de sementes; apoio à comercialização e aquisição direta, pela Prefeitura, de produtos para a merenda escolar e assistência social; dentre outros.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários