Poder

Já era tempo…

Secretários de Saúde discutem atendimento de urgência na Região Metropolitana de São Luís

Murado reunido com secretários municipais.

Murado reunido com secretários municipais.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad,reuniu nesta segunda-feira (23) representantes das secretarias municipais de Saúde de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara para discutir a regulação dos pacientes transportados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao final do encontro, ficou acertada uma nova reunião para a próxima segunda-feira (30), quando todos os membros da Comissão Intergestores da Região (CIR) de São Luís irão formalizar um acordo para a regulação de pacientes na rede de urgência e emergência da Região Metropolitana.

Ricardo Murad defendeu que São Luís, que é sede de macrorregião de saúde,inclua mais leitos na rede de urgência e emergência da capital, já que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) mantidas pelo governo estadual estão operando em sua capacidade máxima. “Somente no mês de junho foram mais de 68 mil atendimentos. É preciso que os pacientes sejam georeferenciados e, para tanto, é necessário que as demais unidades municipais funcionem, e não só os Socorrões I e II”, enfatizou.

O secretário estadual mostrou, em números, que asUPAs Itaqui-Bacanga, Parque Vitória e Araçagi – construídas em parceria com o governo federal – estão ultrapassando a capacidade de atendimento, assim como os serviços mantidos na Cidade Operária e no Vinhais exclusivamente com recursos estaduais.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários