Poder

Espigão Costeiro aumenta faixa de areia e contém erosão na Ponta d’Areia

O Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, construído pelo Governo do Estado em São Luís para conter o avanço da erosão na área e desassorear o canal, melhorando a navegabilidade das embarcações, já apresenta efeitos visíveis, como o aumento da faixa de areia no local. Com investimentos na ordem de R$ 12 milhões, uma parte da obra, iniciada em abril de 2011, está concluída. A previsão é que em menos de um mês tenha início a fase de urbanização, que transformará a paisagem em um novo ponto turístico de São Luís.

De acordo com estudo elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), encomendado pela Vale e doado ao Governo do Estado, as transformações ocorridas com a construção da Barragem e do Aterro do Bacanga modificaram a velocidade dos rios Bacanga e Anil. Isso acarretou em mudanças na corrente marítima na área da Ponta da Areia, aumentando a intensidade da erosão e diminuindo a faixa de praia, o que acentuou ainda mais o assoreamento do canal.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, o Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, também conhecido como quebra-mar, vai recompor a faixa de praia que existia, anos atrás, no local, de forma a conter o avanço da erosão, que já atinge bares, restaurantes e prédios residenciais.

A previsão é que a faixa de praia esteja totalmente recomposta, como era há 50 anos, em um período de 10 anos, ou seja, é uma obra com benefícios a longo prazo. “O que a natureza levou anos para fazer, vai levar anos, também, para se recompor e ter o efeito desejado. Mesmo assim, apesar da previsão de 10 anos, os efeitos do Espigão já são percebidos”, afirmou.

Desassoreamento

Outro papel importante desempenhado pela obra é o desassoreamento do canal da Ponta d’Areia, existente entre a península e o banco de minerva, uma espécie de banco de areia. O local serve para o tráfego de embarcações, que estavam encalhando por causa do assoreamento existente no canal.

“Se a obra não fosse realizada seria ainda maior o número de embarcações encalhadas no local, dificultando a ligação da cidade de São Luís com a Baixada Maranhense. O Espigão vai permitir que as embarcações não precisem mais contar com a sorte das marés, pois em breve, o local ganhará uma Marina”, contou Max Barros.

A estrutura do quebra-mar possui 572 metros de extensão e contará com mais 128 metros perpendicular à área onde hoje é o Espigão, formando um ângulo de 90º, é nesse encontro que será construída a Marina da Ponta d’Areia.

A obra tem largura variável, indo de 7 m, no ponto mais próximo da terra, até 13 m, no ponto mais profundo da orla. Já a altura, varia de quatro a 14 m.

Urbanização

Além de ser uma obra de engenharia com a função específica de conter a erosão e desassorear o canal, o Espigão tornou-se um ponto turístico em São Luís, levando o Governo do Estado a incluir no projeto inicial, a parte de urbanização da área.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

3 comentários em “Espigão Costeiro aumenta faixa de areia e contém erosão na Ponta d’Areia”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Antonio Marcos / Açailandia

    Caro Neto Ferreira, me cahamo Antonio marcos, gostaria que vc colocasse ai o link do meu blog no seu.

    amarcosnoticias.blogspot.com.br

  2. nonato ferreira

    Milhares de Pessoas Manifestam Apoio a Reeleição de Atemir Botelho
    POSTED BY BLOG DO ALTO ON DOMINGO, JULHO 29, 2012 0 COMENTÁRIOS

    Nesta tarde de sábado, 28 de julho de 2012 a partir das 16h milhares de pessoas realizaram uma carreata e percorreram várias ruas da cidade Alto Alegre do Pindaré. Esse movimento de caráter espetacular teve a participação de vários grupos sociais, de diversas regiões do município: prefeito atual e candidato a reeleição Atenir Botelho, candidatos a vereadores, professores, comerciantes, pescadores, carroceiros, trabalhadores rurais e outros cidadãos e cidadãs altoalegrenses.

    A ação de aglomerar essa multidão marcou o lançamento oficial da campanha de rua do atual prefeito e candidato a reeleição, Atenir Botelho (PRTB). As pessoas que participaram do evento político/partidário ratificaram total apoio ao prefeito e candidato a reeleição, considerando que seu trabalho é sério e compromissado com o bem-estar de cada cidadão altoalegrense. Além disso, ainda acreditam que a democracia reinará por mais tempo neste território.

    Após terem percorrido as ruas da cidade houve um comício na Praça Padre André com a participação do deputado estadual Stênio Rezende e Junior Verde, representando Cleber Verde.

    A participação das pessoas no referido evento mostrou que Atenir é um gestor sério, trabalhador e que já mostrou que tem compromisso com o desenvolvimento de Alto Alegre do Pindaré. Algumas pessoas se manifestavam durante o comício dizendo: “eu quero que o prefeito continue com seu trabalho.” De acordo com essas pessoas, Alto Alegre continuará crescendo porque terá no seu comando um grupo político forte e unido, que trabalha de forma séria e transparente aplicando com responsabilidade os recursos públicos. Durante sua gestão Atenir executou importantes obras que estão contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população.

    Segundo Stênio e Atenir os cidadãos e cidadãs altoalegrenses devem permanecer unidos para que os princípios ditatoriais nunca mais sejam lembrados neste lugar. Eles ainda destacaram a importância do número 28, que proporcionou bruscamente o grito de independência e de liberdade ao povo altoalegrense.

    Por Evanylton Alencar
    Fonte: Blogdo Evanylton

  3. HERNANDINHO

    Filho de prefeita do Maranhão tem sete RGs e quatro CPFs

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários