Poder

Secretaria de Educação de São Luís sob investigação federal

Mesmo sem aula, município já recebeu quase 3 milhões em recursos federais

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) está investigando, por meio de inquérito civil, os serviços de educação pública prestados pela Prefeitura de São Luís, incluídos aqueles financiados com recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Por meio de notícias veiculadas na mídia local, o MPF constatou diversas irregularidades na educação de São Luís, dentre elas: adiamento do início do ano letivo, atraso no término das obras e reformas das escolas, carência de vagas e de professores, insegurança e violência nas escolas e interdição de alguns prédios por parte da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-Ma).

Ficou constatado ainda que, apesar de não haver aula na maioria das escolas, o município de São Luís recebeu R$ 2.768.364,00 através do Pnae e R$ 33.072,60 a título de remuneração do Pnate, durante os meses de março e abril de 2012.

O MPF encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Educação (Semed), requisitando esclarecimentos sobre as notícias divulgadas na mídia local, além de informações acompanhadas de documentação, que tratem da aplicação dos recursos do Fundeb, Pnate e Pnae, recebidos pelo município.

Foram oficiados também o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Cacs/Fundeb), o Conselho de Alimentação Escolar do Município de São Luís, os Conselhos Tutelares de São Luís, a Vigilância Sanitária Estadual, o Crea e o Sindeducação (Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luis), a fim reunir mais informações para o avanço da investigação.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Secretaria de Educação de São Luís sob investigação federal”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. luis carvalho

    no planeta terra, se houve falar em prioridades nas gestões publica, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, SAUDE, SANEAMENTO BASICO, SEGURANÇA. etc.seria otimo se o MARANHÃO fosse nesse planeta tão maravilhoso.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários