Poder

Questionário da Escutec é direcionado para ajudar Washington Oliveira

A Escutec já está nas ruas com a missão de apresentar números favoráveis ao candidato Roseanista, Washington Oliveira.

Blog do Marcelo Vieira

Vice governador Washington Oliveira

Vice governador Washington Oliveira

O governo do Estado encomendou mais uma pesquisa sobre a sucessão municipal em São Luís. A Escutec já está nas ruas com a missão de apresentar números favoráveis ao candidato Roseanista, Washington Oliveira.

O blog teve acesso ao questionário da Escutec e encontrou indícios de que está viciado e de que algumas perguntas estão direcionado para favorecer Washington.

Além da pergunta principal, em que você votaria pra prefeito? O questionário induz a pessoa a responder de acordo com a pretensão do contratante da pesquisa.

Na pergunta, em quem você não votaria de jeito nenhum? Aprece o nome de Haroldo Saboia, que não é pré-candidato a prefeito da capital. A inclusão do nome de Saboia tem o claro objetivo de evitar a rejeição de Washington. Ao ser perguntado em quem não votaria de jeito nenhum, o entrevistado teria como primeira opção Haroldo Saboia, nome sem expressão e fora da discussão sucessória.

Numa outra pergunta, a Escutec quer saber em quem você votaria num segundo turno, no ex-prefeito Tadeu Palácio ou no deputado federal Edivaldo Holanda Júnior. Aí fica claro que a intenção é saber quem seria mais forte para disputar o 2º turno contra o prefeito João Castelo. Contudo, não é perguntado em que você votaria num cenário de segundo turno com João Castelo.

O questionário também quer saber se o eleitor votaria ou não no candidato da governadora Roseana Sarney. E se o eleitor votaria ou não num candidato apoiado por Flávio Dino. Nessa pergunta claro, a preocupação com as eleições de 2014 para o governo do estado. A ideia é medir a força eleitoral de Flávio Dino e Roseana Sarney, agora em 2012.

O questionário também avalia os governos de João Castelo, Roseana e Dilma. O entrevistado tem que responder o que acha de suas administrações. As opções são ótimo, bom, muito bom, ruim ou péssimo.

Para induzir o entrevistado a votar em Washington Oliveira para prefeito de São Luís, a Escutec diz que o candidato do PT tem o apoio da governadora Roseana e da presidente Dilma Rousseff.

A entrevista também quer saber em qual vereador o entrevistado vai votar.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários