Poder

O descaso na educação de Zé Doca

Enquanto nos fazíamos os registros fotográficos, apareceram alguns pais de alunos, se mostrando revoltados.

Situação caótica da rede educacional do minicípio.

Situação caótica da rede educacional do minicípio.

As Escolas do município de de Zé Doca, Padre Cícero e Cecília Meireles funcionam como anexo da Escola Municipal Cruzeiro do Sul. Apesar de não ter Conselho Escolar, a verba federal destinada ao município, é sacado para se fazer reformas nas escolas, mais como pode se ver, o prefeito Raimundo Nonato Sampaio não faz.

Na Escola Municipal Padre Cícero as coisa não estão muito diferente da Escola Municipal Cecília Meireles, como se observa nas imaens. O telhado da escola é coberto por palhas, sendo utilizado esse mesmo material em outras.

As paredes são de Barro, e o piso ainda resta um pouco de cimentado, como na Escola Municipal Cecília Meireles aqui não tem Banheiro, nem Banheiro Masculino e nem Banheiro Feminino, a qui mais uma vez encontramos o velho Filtro de Barro muito usado nos séculos 18 e 19.

Ao lado do Filtro de barro o seu velho companheiro do dia a dia um copo plástico usado por todos os alunos. E aqui pelo jeito se espera usar por muito tempo os filhos de barro já que em um dos cantos, já impera outro filtro de barro reserva.

Em outro canto da sala um triste um fogão de quatro bocas, mais como se ver, não tem botijão de gás, e nem merenda escolar, em outro cômodo da escola tem um panelão cheio de água par se botar no filtro ou lavar as mãos, caixas de giz escolar, e muitos limões.

Também neste cômodo ainda tem o que resta de uma mesa, e o filtro reserva servindo de apoio para os livros da escola,

Crianças dentro do barrracão

Crianças dentro do barrracão

Na sala de aula o professor se esforça ao máximo para chamar a atenção dos alunos, isto porque do meio da escola para cima não tem paredes, e qualquer barulho do lado externo e suficiente para chamar a atenção dos alunos.

Entre os vinte alunos que gostaria de ter um futuro melhor que o dos seus pais, tem alunos de quatro series diferentes. ou seja, um professor para ensinar alunos da 1º 2º 3º e 4º serie.

Enquanto nos fazíamos os registros fotográficos, apareceram alguns pais de alunos, se mostrando revoltados com a situação da escola que seus filhos estudam mais que não Podem fazer nada a não ser esperar, esperar porque segundo alguns pais com certeza antes de outubro políticos irão visitar a sua comunidade atrás de votos.

O nome da Quadra em que estar estalada a Escola Municipal Padre Cícero e Quadra Boa Vida, um nome bonito e sugestivo, mais para as crianças que aqui estão querendo um futuro diferente, a sua escola não tem nada de boa, estas crianças de hoje, não crê na política do amanha, já que a política atual roubaram suas esperanças de um futuro melhor. (Com informações do Zé Doca 2011)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários