Poder

Aniversário dos 177 anos de Barra do Corda

População comemora aniversário da cidade com grande festa.

O deputado federal Chiquinho Scórcio (PMDB/MA), acompanhado do prefeito Manoel Mariano de Souza, o “Nenzim” (PV), do deputado Rigo Teles (PV), dos secretários de Estado Hildon Rocha (Articulação Política) e João Bringel (Educação), secretários municipais, vereadores e populares, participou da festa de comemoração do aniversário dos 177 anos do município de Barra do Corda, o mais importante polo sócio econômico e cultural da região Central do Maranhão.

As comemorações tiveram início no dia 02 (quarta-feira) e terminaram na quinta-feira (3).  Inicialmente, houve queima de fogos de artifício. Depois, aconteceram dois bonitos shows, promovidos pelo padre e cantor Antônio Maria e pela cantora gospel Bruna Carla. Os dois eventos foram prestigiados por milhares de pessoas de Barra do Corda e de todos os municípios das regiões Central, Tocantina e Centro Sul do Estado do Maranhão.

Rigo Teles informou que o ponto alto do  aniversário de Barra do Corda aconteceu quando o prefeito Manoel Mariano de Souza, o “Nenzim”, acompanhado das autoridades e do povo, inaugurou escolas, com excelente padrão de qualidade, equipadas com 08 salas de aula, laboratórios de informática, refeitórios, cozinhas completas, diretoria de ensino, secretarias  e outras dependências.

O parlamentar destacou que na zona rural o prefeito entregou a Unidade Integrada Vitorino Gomes de Oliveira (povoado Cabeceira do Escondido), a Unidade Integrada Erick Santos Cavalcante (povoado Santa Fé), a Unidade Integrada Claudeci dos Santos Silva (povoado Novo Brejo). Na zona urbana, “Nenzim” inaugurou a Unidade Integrada José Araújo Bezerra (Vila Alvorada) e a Unidade Integrada Izautina Pereira Araújo (Vila Mariano).

Em seu discurso, o deputado Rigo Teles reconheceu o empenho da governadora Roseana Sarney (PMDB), para tornar realidade todos os benefícios recebidos pelo povo de Barra do Corda nos últimos anos. Da mesma opinião compartilharam o deputado federal Chiquinho Scórcio (PMDB/MA), os secretários Hildo Rocha e João Bringel.  Ambos reafirmaram o compromisso da governadora de incentivar o desenvolvimento da região Central do Maranhão, e elogiaram a administração do prefeito “Nenzim”.

LÍDER DA REGIÃO CENTRAL

No dia 3 de maio de 2012 o município de Barra do Corda completou 177 ano de existências. Foi neste dia, no ano de 1835, que Manoel Rodrigues de Melo Uchoa declarou fundada a Barra do Corda no porto da Sapucaia, na confluência dos rios Corda e Mearim.

Segundo o Censo do IBGE de 2011 Barra do Corda  conta hoje com uma população calculada em 83.454 habitantes, O município é formado   de 15 bairros, 8 vilas e cerca de 25 povoados. Alguns dos povoados têm população acima de 5 mil habitantes, como é o caso de Três Lagoas do Manduca, Santa Vitória e Ipiranga.

De acordo com o Censo do IBGE de 2009, o PIB (Produto Interno Bruto) de Barra do Corda foi de R$ 392 milhões. Em 2008, o IBGE constatou que o PIB era de R$ 434 milhões. Houve queda na agricultura, mas o município lidera a região Central. Está entre as 15 maiores economias do Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Aniversário dos 177 anos de Barra do Corda”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Gisele Belo

    Na verdade o ponto alto da comemoraçao dos 177 anos de Barra do Corda foi a decisão do TJ -MA que decidiu cassar os direitos políticos do prefeito Nenzin por 5 anos, de também condená-lo a 8 anos de reclusão e de ainda afastá-lo, imediatamente, do cargo de prefeito de Barra do Corda. Um presentão pra população Cordina.
    Agora só falta o TJ-MA publicar o bendito acórdão e fazer valer a sua decisão.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários