Poder

Ministério Público do Maranhão terá programa como tema violência

O prêmio tem como objetivo reconhecer o trabalho dos profissionais da imprensa.

Sábado, 28, o programa de rádio Estação Ministério Público MA, exibido na Rádio São Luís AM, frequencia 1340khz, das 9h às 10h, abordará o tema violência, em memória ao jornalista Décio Sá, assassinado no dia 23/04, em São Luís.

Entre os entrevistados estão o subprocurador do Ministério Público do Estado do Maranhão, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, o promotor de Justiça titular de Grajaú, Carlos Róstão e o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Cláudio Soares Lopes, presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça.

Ele fala do I Prêmio CNPG de Jornalismo, lançado no dia 19 de abril, na sede do Ministério Público do Rio de Janeiro, durante a IV reunião dos Assessores de Comunicação do CNPG.

O prêmio tem como objetivo reconhecer o trabalho dos profissionais da imprensa (Jornal, Revista, TV e Rádio) que têm mostrado a atuação do Ministério Público brasileiro como agente de transformação social. “Um país justo, não pode prescindir de uma imprensa livre e de um Ministério Público forte e proativo”, afirma Cláudio Lopes.

Violência em pauta

Na terça-feira, 24, enquanto exercia o cargo de procurador-geral em exercício, Eduardo Nicolau emitou a portaria nº 2218/2012, designando uma comissão de três promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), que ficarão responsáveis em acompanhar o caso do assassinato do blogueiro Décio Sá, crime que chocou o mundo inteiro por ter sido considerado um atentado contra liberdade de imprensa e volta aos crimes de pistolagem no Maranhão.

Anterior ao assassinato de Décio Sá, ainda sob investigação feita pelo MPMA, a promotoria de Justiça de Grajaú, denunciou o caso que ganhou repercussão nacional no programa Mais Você, da Rede Globo, onde um pai havia acorrentado o filho como pena por tê-lo desobedecido.
O “caso do menino acorrentado”, como ficou conhecido, chamou a atenção para as denúncias recorrentes de violência contra crianças e jovens que acontecem ainda em nosso Estado.

Com a participação do presidente do CNPG, Cláudio Lopes, o programa esclarecerá ao ouvinte sobre a atuação do Ministério Público em casos de enfrentamento da violência e do crime organizado.

O programa Estação Ministério Público Maranhão tem a apresentação do jornalista Tácito Garros, coordenador da Comunicação do MPMA e os ouvintes podem participar do programa com perguntas, através dos telefones 3221 1234 ou 3222 5300. No programa de sábado, 28, o ouvinte poderá acompanhar a estréia da versão ao vivo, pela internet, através do site do Ministério Público do Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários