Poder

1ª Copa Brasil de Sinuca começa nesta sexta na AABB

A cidade de São Luis será a capital brasileira da sinuca neste final de semana. 80 sinuquistas (taquistas) de todo o Brasil participarão da 1ª Copa Brasil de Sinuca, que será aberta nesta sexta-feira, 06, às 10h, no salão principal da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na Avenida dos Holandeses, no Calhau. Após a solenidade de abertura começam as partidas nas categorias Máster e Seniores

A Copa é o maior evento do Meio-Norte e Nordeste e coloca São Luís no calendário nacional das competições de sinuca. A promoção é da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS), Jornal Pequeno, AABB e Hotel Saint Louis. O patrocínio é da Prefeitura de São Luís. A 1ª Copa Brasil de Sinuca tem apoio cultural do Grupo Mateus, Franere, Schincariol, Ótica Diniz, Visótica e da Bus Transportes.

O evento integra o calendário nacional da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca e Bilhar (CBBS). As arquibancadas e o salão principal de jogos é climatizado. O evento tem entrada gratuita. A Sala de Imprensa é aberta a todos os veículos. A Copa reunirá 16 campeões nacionais e mais 64 competidores rankeados pelos Estados que disputarão a premiação total de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Regra Mista na mesa

Segundo João José (Jota), os jogos serão disputados em seis mesas oficiais. As disputas serão na regra mista com seis bolas vermelhas, no sistema ‘mata-mata’, em melhor de sete partidas, com eliminação simples. “A Copa terá atletas Masters e Seniors, em competição única. Serão pré-classificados os 16 melhores jogadores inscritos nesta competição, que serão escolhidos entre as duas categorias”, diz Jota.

A competição será regida pela Regra Mista Oficial da CBBS. Os demais jogadores disputarão as outras 16 vagas para se juntarem aos 16 pré-classificados, formando os 32 finalistas. Para o presidente da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS), Lourival Bogéa, “a 1ª Copa Brasil de Sinuca será uma competição arrojada. Estamos realizando com todo esforço para destacar a sinuca no Maranhão”.

“Reuniremos os melhores jogadores do Brasil para expandirmos esse esporte que se tornou competição olímpica”, disse Bogéa. A Copa terá a presença da ex-campeã brasileira Sílvia Taioli, que ministra cursos de sinuca em todo o país. “Queremos ainda promover e incentivar a sinuca feminina. No Rio de Janeiro, Paraná e em outros Estados é grande o número de sinuquistas e professoras de sinuca”.

Maranhão é a bola da vez

“O Maranhão agora desponta neste novo cenário da sinuca”, explica Taioli. Ela lembra ainda que a “sinuca é um esporte reconhecido pelo COE desde 1998 e pela CNB desde 1988”. A sinuca é praticada por milhares de pessoas de todas as idades e faz bem para o corpo, promovendo alongamento, caminhada e uma terapia saudável. Entre os competidores da 1ª Copa Brasil de Sinuca estão o campeão brasileiro de sinuca, em 2011, Fábio Anderson Luesen (Fabinho), do Paraná.

E mais: João Bosco Vieira, coordenador de sinuca da AABB; Noel Rodrigues Moreira, de Curitiba, campeão de 2010; Valmir Martins de Sousa (Bebeto), bicampeão do Mercosul e campeão brasileiro, em 2009; Márcio Silva Bartolomeu, 43, campeão da Copa Nacional de Fortaleza, em 2010; e Odilon Gonçalves de Jesus, 39, de Curitiba, que ficou em 4° lugar no Campeonato Paraense, participou do Campeonato Brasileiro em 2010, e está em São Luís em busca de ganhar seu primeiro título.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários