Poder

PT elege hoje os delegados que definirão quem será o candidato a prefeito em SL

O Estado do Maranhão

Cerca de 2,9 mil filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) vão hoje às urnas para eleger os 220 delegados que irão escolher entre o vice-governador Washington Oliveira e o deputado estadual Bira do Pindaré quem será o candidato do partido a prefeito de São Luís. A eleição ocorrerá em quatro pontos da capital e a previsão é que ainda hoje os votos sejam todos totalizados.

Dos 3.328 filiados considerados aptos a votar pela direção municipal e encaminhados para análise da direção nacional, 2.945 foram confirmados a participar da eleição de hoje. Cerca de 380 filiados foram retirados da lista por não terem um ano de filiação, critério previsto do estatuto da sigla para participação de eleições internas, ou por não fazerem mais parte da legenda.

De acordo com o presidente municipal do PT, Fernando Silva, a redução no número de aptos a votar é normal. “Sempre tem diminuição e não há nada de anormal nisso. O importante é que a lista vem da direção nacional, que é responsável por cruzar as informações para evitar erros”, disse Silva.

Os aptos a votar terão das 9h às 17h para participar da eleição que acontecerá em quatro bairros de são Luís: Cidade Operária, Anil, Anjo da Guarda e Centro. A apuração terá início logo após a votação. A totalização será feita no Sindicato dos Bancários (Rua do Sol, Centro), e a previsão é que à noite o resultado seja divulgado.

Disputa – Seis chapas estão na disputa pelas 220 vagas de delegados para o encontro do dia 15 de abril. São 1.031 candidatos (35% dos militantes aptos a votar), e 554 compõem as chapas Construindo uma nova São Luís, Renovar é preciso e Novo PT e a Vanguarda juntos pelo povo de São Luís, que apoiam a candidatura de Washington Oliveira.

Os outros 447 candidatos fazem parte das chapas Bira prefeito: resistência petista, Mensagem ao partido: Bira prefeito e Sou mais Lula que Dilma, que são da base de apoio de Bira do Pindaré.

De acordo com Washington Oliveira, a expectativa é que na eleição de hoje se repita o que ocorreu na votação para escolha para realização de prévias ou encontro de delegados, ou seja, que dois terços dos aptos a votar elejam a maioria dos delegados de apoio a Oliveira.

“Temos maioria na direção municipal e a expectativa é que vamos repetir o que ocorreu na escolha entre prévias e encontro de delegados’, afirmou o vice-governador.

O pré-candidato Bira do Pindaré garante que na última semana de campanha houve muitas adesões a sua candidatura e que, mesmo com uma disputa equilibrada, acredita fazer a maioria dos delegados.

“Estamos otimistas quanto a uma vitória neste domingo, já que na última semana foi um momento de muitas adesões a nossa candidatura”, afirmou Pindaré.

A sonhada maioria dos delegados por parte dos dois pré-candidatos se dá pela possibilidade de garantir antes do dia 15 de abril a vitória na eleição indireta petista, ou seja, o candidato que tiver mais delegados a seu favor – em tese – já entra praticamente eleito no dia do encontro dos delegados.

Mais

O PT de São Luís tem 4.600 filiados. Desses, a direção municipal disse que 3.328 poderiam participar da eleição, ou seja, 72,3% dos militantes poderiam eleger os 220 delegados. Quando a lista chegou à direção nacional, esse número reduziu-se para 2.495. No fim, apenas 64% dos petistas de São Luís estão aptos a participar do processo eleitoral interno. Isso significa que os demais estão com problemas de quitação dos compromissos partidários ou não tem um ano de filiação ou ainda já deixaram a legenda.

Números

Chapas a favor de Washington Oliveira

220 candidatos na chapa Construindo uma nova São Luís

220 candidatos na chapa Renovar é preciso

114 candidatos na chapa Novo PT e Vanguarda juntos pelo povo de São Luís

Chapas a favor de Bira do Pindaré

220 candidatos na chapa Bira prefeito: resistência petista

137 candidatos na chapa

Mensagem ao partido: Bira prefeito

120 candidatos na chapa

Sou mais Lula que Dilma


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários