Poder

Prefeitura realiza ações importantes em São José de Ribamar

Atividades estão sendo desenvolvidas com alunos da rede municipal de ensino.

A Prefeitura de São José de Ribamar executará, ao longo de toda esta semana, diversas atividades do programa “Saúde na Escola”, iniciativa que tem como foco principal desenvolver, dentro do ambiente escolar, ações de prevenção e promoção da saúde de crianças, adolescentes e jovens.

Estudantes ribamarenses fizeram avaliação antropométrica

Estudantes ribamarenses fizeram avaliação antropométrica (fotos: Willian Tindale)

O trabalho está sendo realizado com alunos das Escolas Municipais Liceu Ribamarense I e Governador Sarney, ambas localizadas na sede do município. A programação teve início nesta última segunda-feira (05), quando foi promovida aula inaugural e aula de educação física, e se prolongará até sexta-feira (09).

Este ano, as atividades do programa estão abordando como tema central “Prevenção da Obesidade: em busca de novos hábitos alimentares”.

Nesta terça-feira (06), foram desenvolvidas atividades de avaliação antropométrica (verificação do peso e altura) e atualização do calendário vacinal (vacina contra Hepatite B, Dupla Adulto, Tríplice Viral e Febre Amarela). Estes serviços estão sendo prestados por profissionais (médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem) de várias Unidades Básicas de Saúde da cidade, que foram capacitados para executar as ações do programa.

“Estou gostando muito da iniciativa porque estamos recebendo informações importantes para melhor cuidarmos da nossa saúde”, disse a estudante Raissa Alves, aluna da Escola Municipal Governador Sarney.

As atividades do programa “Saúde na Escola” em São José de Ribamar terão continuidade ao longo deste ano, tendo sempre como público-alvo alunos da rede municipal de ensino.

Programação do “Saúde na Escola” para os próximos dias no município de São José de Ribamar, na Escola Municipal Liceu Ribamarense I:

 

  • Dia 07 de Março (Quarta-feira):

Avaliação Antropométrica e Atualização do calendário Vacinal.

08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00 horas

– Avaliação Antropométrica:

         – Verificação do Peso e Altura

– Atualização do calendário Vacinal:

         – Aprazamento de vacinas adequadas para a idade e atualização de vacinas em atraso. (Ex: Vacina contra Hepatite B, Dupla Adulto, Tríplice Viral e Febre Amarela).

 

– Na oportunidade, os alunos identificados com risco nutricional, saúde bucal prejudicada ou outro agravo serão encaminhados ao serviço da Unidade Básica de Saúde da região (UBS Dr° Raimundo Balbino) para posterior acompanhamento e/ou tratamento com Enfermeiro, Dentista ou Médico.

Dia 08 de Março (Quinta-feira):

08:00 as 12:00 horas e das 14:00 as 17:00 horas

– Atividade em Sala Multimídia

– Apresentação de Vídeos sobre saúde sexual e reprodutiva e saúde bucal.

Palestra em sala de aula

– “Saúde é sinônimo de alimentar-se bem”

– Exposição dos estandes:

– Estande de saúde sexual e reprodutiva

– Estande sobre saúde nutricional

– Estande de Saúde Bucal

Dia 09 de março (Sexta-feira)

08:00 as 12:00 horas – Atividade de Encerramento com os profissionais do turno matutino.

– Momento voltado para direção, coordenadores, corpo docente e demais profissionais envolvidos na escola, onde serão divulgados os resultados da avaliação antropométrica dos escolares, enfatizando o que pode ser trabalhado em cima deste resultado.

14:00 as 17:00 horas – Atividade de Encerramento com os profissionais do turno vespertino.

– Momento voltado para direção, coordenadores, corpo docente e demais profissionais envolvidos na escola, onde serão divulgados os resultados da avaliação antropométrica dos escolares, enfatizando o que pode ser trabalhado em cima deste resultado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários