Poder

Prefeitura de Ribamar apresenta projeto de drenagem e pavimentação da Vila Kiola

Em reunião realizada esta semana, técnicos da Prefeitura de São José de Ribamar apresentaram o projeto de implantação de um novo sistema de drenagem de águas pluviais e pavimentação da Vila Kiola, bairro localizado na chamada região das Vilas do município. A elaboração do projeto, é importante destacar, foi acertada, ainda no ano passado, durante encontros periódicos envolvendo representantes da comunidade e Prefeitura.

Técnicos da Prefeitura apresentaram o projeto às lideranças da região (fotos: Oswaldo Ceará)

Técnicos da Prefeitura apresentaram o projeto às lideranças da região (fotos: Oswaldo Ceará)

A obra, orçada em cerca de R$ 40 milhões, assim que for executada, colocará fim aos vários transtornos, principalmente os alagamentos, sofridos pelos moradores da Kiola e bairros vizinhos, além de beneficiar as pessoas que, diariamente, utilizam a rodovia estadual MA – 201 (Estrada de Ribamar), de responsabilidade da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (SINFRA).

O projeto, elaborado a pedido da própria Prefeitura, prevê a construção de uma nova rede de drenagem que beneficiará todas as vias da Vila Kiola, além de parte do Tijupá Queimado, Kiolinha e um trecho da Estrada de Ribamar localizado nas proximidades destes três bairros. A referida obra também irá beneficiar moradores do conjunto Lima Verde, situado às margens da MA – 201 e que faz parte do território do município de Paço do Lumiar.

Serão construídos mais de 9.000 metros de tubulação em 160 hectares de área drenada, com o fluxo distribuído em diversos pontos distintos da região através de novas galerias e túneis. Além disso, está previsto no projeto, após a implantação do sistema de drenagem, o asfaltamento de uma área de mais de 17 km, essencial para evitar infiltrações e deterioramento da obra.

“Esta é uma obra de grandes proporções que exige muitos recursos. A prefeitura está buscando o apoio do Governo Federal e do Governo Estadual para que o projeto seja viabilizado, o que irá beneficiar São Jose de Ribamar e boa parte da área metropolitana da Ilha interligada pela MA – 201”, explicou o secretário municipal Eudes Sampaio (Receita e Patrimônio Público Imobiliário), que representou o prefeito Gil Cutrim (PMDB) na reunião.

Realizada no auditório da Secretaria Municipal de Turismo de São José de Ribamar (SEMTUR), a reunião para apresentação do projeto contou com as presenças de diversas lideranças comunitárias, que se mostraram felizes com a perspectiva da proposta.

“A falta de drenagem adequada na Vila Kiola e um problema antigo e grave da região. Agora, com este projeto, a prefeitura poderá mudar esta realidade. Esperamos, sinceramente, que os governos federal e estadual ajudem a prefeitura nesta empreitada, visto que, trata-se de uma obra muita cara para o município sozinho”, afirmou Fernanda Costa, funcionária pública e moradora da Vila Kiola.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários