Poder

Começam as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, uma iniciativa anual da Câmara dos Deputados, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação.

O programa Parlamento Jovem Brasileiro tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Podem participar do programa estudantes com idade entre 16 e 22 anos que cursam o 2º ou o 3º ano do ensino médio. As inscrições podem ser realizadas diretamente nas secretarias de suas escolas em todo o Brasil.

A vivência no Parlamento Jovem Brasileiro oferece aos jovens, oportunidade de exercer a função parlamentar, por meio de simulação do trabalho dos deputados na própria Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro vai ocorrer entre 24 e 28 de setembro deste ano.

Parlamento Jovem – Para concorrer no Parlamento Jovem os alunos devem criar projeto de lei, que deverá ser apresentado na secretaria de sua escola, juntamente com a ficha de inscrição e documentação pessoal. O projeto de lei criado pelos jovens estudantes deve abordar temas nas seguintes áreas: agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.

Os jovens deputados são pré-selecionados pelas Secretarias de Educação dos seus respectivos estados, que encaminham os projetos ao Consed. Por sua vez, o conselho envia os projetos à Câmara dos Deputados, onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa, irá escolher os projetos participantes.

O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. São selecionados, ao todo, 78 jovens deputados.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários