Poder

As moscas da corrupção invadem os hospitais públicos de Chapadinha

Do Chapadinha On-line, (Por Ernani Maia) 

A porta dos desesperados

Além de todos os fatos alarmantes na Secretaria de Saúde de Chapadinha, soube de algo degradante, que escancara ainda mais o descaso com a população nos hospitais.

No HCC (Hospital das Clínicas de Chapadinha), onde é prestada assistência às crianças e grávidas da região, o Centro Cirúrgico está sem uma porta. Fui conferir e tirei algumas fotos. 

Ao perceberem, fui convidado a retirar-me do hospital.

Há semanas esta porta caiu e ainda não foi consertada.

Esta é mais uma das situações precárias pelo qual passa nosso município. Quer dizer: Uma simples porta, mas de suma importância para um Centro Cirúrgico, para a Secretaria de Saúde é um entrave dos mais complicados pois não disponibiliza sequer o dinheiro para o pagamento de um marceneiro para o conserto.

Não é de se estranhar, haja vista que nem remédios são comprados para os pacientes.

As portas do Centro cirúrgico servem para impedir a contaminação durante as cirurgias que são realizadas, evitando assim as infecções cruzadas, ou seja, que o paciente que vá se operar não saia com outra doença da sala cirúrgica. 

A equipe cirúrgica teve que ser aumentada, pois além do cirurgião, anestesista, enfermeira instrumentadora e auxiliar de enfermagem, outro profissional tem que ficar ao lado da pessoa que está sendo operada espantando as moscas que agora entram sem cerimônia durante a cirurgia.

Algumas moscas já são conhecidas desse Centro Cirúrgico e já têm até nome próprio. Segundo os integrantes da equipe, existem duas muito espertas que sempre escapam das vassouradas. Carinhosamente nomeadas de Magmosca e Varenúbia, elas vivem sobrevoando felizes a pobre pessoa que têm suas entranhas expostas.

É inadmissível que em um ambiente que deve ser estéril, realizem-se cirurgias com moscas, que são insetos disseminadores de várias doenças, sobrevoando o paciente. Voltamos à Idade Média???

É realmente chocante o desprezo pela vida humana nesta administração. Desejo sorte às grávidas que infelizmente não podem operar-se em outro lugar. Espero que acertem estas moscas e que elas jamais sobrevoem Chapadinha novamente.

Ernani Maia é Cirurgião-Dentista


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “As moscas da corrupção invadem os hospitais públicos de Chapadinha”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. OSOCLEI DA CRUZ MACHADO

    TUDO SERÁ INÓCUO , VAZIO, ENQUANTO NÃO CHEGARMOS A MEXER COM OS VERDADEIROS CORRUPTORES DAS DIRETORIAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, QUE SÃO OS PLANOS PARTICULARES COM SUAS BANCADAS POLÍTICAS, QUE NOMEIAM OS SEUS, E PROPINAM PRA QUE SUMAM COM O DINHEIRO E NÃO INSTALEM EQUIPAMENTOS, E NÃO CONTRATEM PROFISSIONAIS SUFICIENTES PARA ATENDER COM DIGNIDADE A POPULAÇÃO!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários