Poder

Lava-Pratos agita São José de Ribamar neste fim-de-semana

Programação cultural animará os milhares de foliões na 66ª edição do Lava-Pratos.

A festa carnavalesca terá continuidade no município de São José de Ribamar neste fim-de-semana. Trata-se do Carnaval do Lava-Pratos, tradicional evento promovido pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) e que encerra oficialmente a temporada momesca no Maranhão.

Milhares de foliões irão se despedir da folia carnavalesca no Lava-Pratos de São José de Ribamar

Milhares de foliões irão se despedir da folia carnavalesca no Lava-Pratos de São José de Ribamar (fotos: Willian Tindale)

A previsão é de que mais de 150 mil pessoas visitem a cidade durante os dois dias – sábado (25) e domingo (26) – de festa que, este ano, chega a sua 66ª edição consagrando-se como o primeiro Carnaval fora de época do país.

“Com o apoio do Governo do Estado, organizamos esquemas nas áreas da segurança, saúde e trânsito que garantirão ao folião uma festa repleta de alegria e paz. Além da diversão, o Lava-Pratos é um evento que movimenta a economia da cidade, gerando milhares de novas oportunidades de emprego e renda”, afirmou Gil Cutrim que, nesta sexta-feira (24), concedeu entrevista coletiva para falar sobre os detalhes da festa.

A programação do Lava-Pratos 2012, que está disponível no www.saojosederibamar.ma.gov.br , terá início no sábado, a partir das 20h, no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, localizado na orla marítima da sede do município. No domingo, a festança carnavalesca terá início ao meio-dia, sendo que a partir deste horário o circuito da Avenida Gonçalves Dias estará aberto para receber as brincadeiras que vierem de São Luís e demais municípios. O ponto alto da programação de domingo serão os shows de Netinho e Jammil e Uma Noite.

Segurança, Saúde e Trânsito

Seguindo o exemplo do Carnaval tradicional de São José de Ribamar, onde, durante cinco dias, não foram registradas ocorrências graves no município, a prefeitura ribamarense organizou esquemas nas áreas de segurança, saúde e trânsito que visam oferecer tranqüilidade aos milhares de foliões que irão participar do Lava-Pratos 2012.

Gil Cutrim disse que o Lava-Pratos movimenta a economia da cidade (fotos: Willian Tindale)

Gil Cutrim disse que o Lava-Pratos movimenta a economia da cidade (fotos: Willian Tindale)

É importante lembrar que no ano passado, graças ao esquema de segurança preventiva organizado pela Polícia Militar, e que contou com o apoio da prefeitura, não foram registradas ocorrências graves durante o evento.

Nos dois dias de festa, o Hospital Municipal e o Centro de Saúde Honório Gomes, ambos localizados na sede da cidade, funcionarão em regime de plantão 24h com equipes médicas reforçadas e ambulâncias extras. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de São José de Ribamar estarão percorrendo o circuito da folia distribuindo preservativos e repassando informações importantes sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Cerca de 500 policiais militares estarão trabalhando no Lava-Pratos durante todo o fim-de-semana. Este serviço de segurança preventiva será reforçado com a presença de aproximadamente 250 seguranças privados, contratados pela prefeitura e que também trabalharão nos dois dias da festa.

O trânsito na sede do município sofrerá algumas intervenções no sábado à tarde (a partir das 16h) e durante todo o domingo de Lava-Pratos. As vans que estiverem trafegando no sentido MA-201/Ribamar deverão seguir pela Avenida Clodomir Cardoso, passando pela Avenida Garrastazu Médici, Rua da Avenida até a Rua Bom Jesus (ponto final ao lado da Data Control). Os ônibus que estiverem trafegando nesse mesmo sentido deverão seguir pela Avenida Clodomir Cardoso, passar pela Avenida Garrastazu Medici e chegar à MA-201, em frente a garagem da empresa TCM.

A partir de 11h de domingo, o ponto de embarque e desembarque de passageiros, da linha Terminal Cohab/Ribamar, será no pátio externo da empresa TCM, localizada na Avenida Clodomir Cardoso.

Os ônibus que deixarem a sede do município com destino a São Luis e Paço do Lumiar pela Estrada de Ribamar (rodovia estadual MA-201) deverão seguir o seguinte itinerário: Parque da Campina, passando pela Rua Humberto de Campus e Avenida Clodomir Cardoso até chegar à rodovia estadual. As vans que trafegarem nesse mesmo sentido farão o seguinte itinerário: Rua da Alegria, passando pela Rua do Fio até chegar à MA-201. Carros de passeio poderão utilizar as ruas paralelas à Avenida Gonçalves Dias.

A história do Lava-Pratos

O Lava-Pratos chega, este ano, a sua 66ª edição na cidade de São José de Ribamar. O evento é considerado como o primeiro Carnaval fora de época do país, além de encerrar oficialmente a temporada momesca no Estado.

O Lava-Pratos, de acordo com historiadores ribamarenses, teve sua origem no ano de 1946, no então chamado “Carnaval da Vitória”, assim batizado após a vitoriosa participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945.

Tudo começou quando a Escola de Samba Batuqueiro Naval, de São José de Ribamar, resolveu, na terça-feira de Carnaval, visitar outras agremiações em São Luís, dentre elas a Turma da Mangueira, Turma do Quinto e Águia do Samba.

Por esse motivo, as escolas visitadas resolveram retribuir a gentileza, no primeiro domingo da Quaresma, na sede do Batuqueiro Naval, à época situada na Rua Nova, na sede da cidade. Dessa forma, outras agremiações começaram a peregrinação até São José de Ribamar, em razão de terem se sagrado campeãs do Carnaval da capital maranhense.

Com o passar do tempo, outras Escolas de Samba e outros grupos carnavalescos da Ilha, como é o caso da Casinha da Roça, por exemplo, começaram a se deslocar todos os anos para São José de Ribamar com o objetivo de abrilhantar o evento.

Abaixo a programação do Lava-Pratos 2012:

Circuito Estação Alegria – Parque Minicipal do Folclore

Sábado dia (25)

20H00 – BANDA VADIÊ (TRIO)

21H30 – BANDA REPRISE (PALCO)

23H30 – BANDA ENERGIA (TRIO)

01H00 – STANLEY E CAIO (PALCO)

Circuito Estação Alegria – Praia de Banho

Domingo dia (26)

12H00 – SCORPIONS

14H30 – ALESANDRA E BANDA

16H30 – HILTON E ÓDON

18H30 – ARGUMENTO

Circuito Estação AlegriaParque Minicipal do Folclore

Puxa o Fole

Banda Regional Fênix

Vamu de Samba

Gargamel

Pepê JR e Banda

Banda Bacanaê

Netinho

Jammil e Uma Noite


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários