Poder

Bomba! Professor revela fraude na Ufma

Professor Ayala Gurgel

Professor Ayala Gurgel

Fraudes idênticas as que estão sendo apuradas no Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma), ocorrem também na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Existem ao menos seis casos em que alunos foram aprovados com notas alteradas. A denúncia foi feita pelo professor de Filosofia da Ufma Ayala Gurgel, que também já ministrou aulas no Uniceuma.

Em seu site de relacionamento (twitter), o professor revela que nenhum aluno seu que foi reprovado no Ceuma foi aprovado à sua revelia. Já na Ufma, ele confessa que existem seis casos e que levou a denúncia ao Conselho Universitário (CONSUN) e foi ignorado.

O professor de Filosofia cita ainda o caso de uma professora da Ufma que plagiou artigos científicos, tendo a Universidade tomado conhecimento, mas engavetou o processo. E cita o nome: Telma Reinado.

Abaixo as revelações do professor Ayala Gurgel no seu Twitter:


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

16 comentários em “Bomba! Professor revela fraude na Ufma”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Juliene

    Fraudes sempre existiram, no uniceuma, na ufma e em outras instituições de ensino no Maranhão e em todo o país… mas o que mais me impressiona não são as fraudes e sim o fato de essas fraudes só começarem a ser denunciadas agora.

  2. Leandrao

    Esse história no ceuma é das antigas. Lá os professores são até proibidos de tomar prova ou dar zero para alunos filhos de deputados que são pegos pescando em prova. Se fizerem são demitidos.

  3. Bomba! Professor revela fraude na UFMA parecida com a do UniCeuma « Luís Pablo | Blog sobre política, com crítica da mídia e informação alternativa.

    […] Clique aqui e veja as revelações no blog do Neto Ferreira Tags: Ayala Gurgel, UFMA, Uniceuma […]

  4. josefina

    Esse só pode estar querendo aparecer, pois se ocorreu como afirma o suposto plágio, pq nao denunciou para a polícia??? Entrava em contato com o dono da tese que, com certeza, por se tratar de um trabalho que exige uma grande gama de estudo e noites mal dormidas, sacrificio de tempo com a familia, o dono da tese iria processar a suposta lalau de tese.
    Plágio é crime!!!!!

  5. Ale

    O interessante é que quando a notícia foi no ceuma, todos criticaram, agora? a tida como melhor instituição superior melhor do estado deu suas caras também. A maioria dos professores que dão aula lá, dão no ceuma também! e aew? Porque a marginalização que estão fazendo com os estudantes do ceuma? E a estrutura, a do ceuma é pior? É bom cada universitário parar de pensar que sua IES é a melhor e menosprezar a do outro, pois o que está acontecendo é falta de ética dos profissinais que se deixam comrroper e de alguns alunos, que não representam 1% em relação daqueles que lutam todos os dias. A maioria dos alunos do UNICEUMA estudam, eu vejo isso.. ninguém me fala, e da mesma forma que existem alunos ruins em uma,existem nas outras IES… mas a diferença é que uns se acham melhor que os outros e acabam dando tiro no próprio pé como alguns fizeram nesta semana e acabaram faltando o respeito com os verdadeiros alunos!

  6. Maria

    o mesmo tem como sogra a Chefe de Comissão de Ética.. Não vai acontecer nada com o mesmo. E nada com a professor doutora.
    Daqui a poucos estarão tomando café juntos na cantina do CCH
    Mas uma coisa tem qeu ser dita . É um cara que gosta de humalhar os alunos do curso de Filosofia da UFMA. Ningume diz nada porque tem medo doq ue o mesmo poderá fazer já que é próximo dos Magnatas da UFMA. Prepotente e soberbo. Já vi até brigando com profesor no SEMIC, dizendoq ue era ele que mandava alí. SE não tiver realmente provas, tem que expulsar esse senhor. Se tiver que expulse os dois, quando o processo corria em sigilo. Eu já ví ele humilhar alunois e brigar com outros professores.

  7. Roberto

    Neto, primeiramente parabéns por ter colocado a denuncia no seu blog, digo isso porque o DECIO, por exemplo só colocou a do CEUMA e acho que vocês devem ser imparciais. Quero far os parabéns também a Diretoria do Uniceuma e ao professor da UFMA que tiveram a coragem de fazer o que fizeram, acho que ficou muito ruim para o Reitor da UFMA saber e não fazer nada, parece ser conivente, mas como não está preocupado com imagem, vai resolver tudo internamente. As pessoas que acham que o Ceuma deveria ficar quieto e não fazer nada, devem ser iguais aos caras que fizeram a fraude ou um deles ou parentes deles,não vejo outra explicação. Quanto ao Decio, tem algum motivo para não publicar, perguntem isso no blog dele veja se aparece a pergunta……algum interesse……

  8. Jorge

    Eu li no twitter do professor que qualquer funcionário da ufma tem acesso ao sistema e poderia modificar as notas, não é verdade além do próprio professor, apenas antigamente o secretário do Departamento e o talvez o pessoal do Nti e do Nausca tenham essa possibilidade.

  9. Após denúncia do blog, Ufma diz que vai apurar fraude em notas : Neto Ferreira – Conteúdo inteligente

    […] publicado na última sexta-feira dia, 03, deste mês, que traz no título. “Bomba! Professor revela fraude na Ufma“, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), responde a denúncia feita por este blog em […]

  10. Renato

    Natalino Salgado tem todo prazer nesta história já que Ayala Gurgel não faz parte do seu núcleo. É oposição. Também o referido professor quando era coordenador do comitê de ética no hospital universitário não deixava que o reitor "deitasse e rolasse" no CEP mandando aprovar as pesquisas dos seus queridinhos. Natalino quer ver Ayala no inferno e vai fazer tudo o possível para tanto. Tenham certeza disso.

  11. Victória de O

    Bom dia Hilton;
    pelo visto, o renato tem conhecimento de causa, basta está mais perto para saber o que realmente acontece ali. Mas, venho aqui para responder um comentário da Maria ( o mesmo que coloquei no blog do Léda), pois ela se dispõe a fazer algumas acusações levianas. Não posso dizer se é a mesma, mas encontra-se o mesmo nome, as mesmas acusações… entretanto, com mais cuidado lá.
    gostaria de em primeiro lugar desfazer alguns equívocos que esta pessoa, Maria, anda cometendo e que, por sua vez, pode a comprometer. Para compreensão, enumero os casos abaixo:
    1. A UFMA NÃO POSSUI COMISSÃO DE ÉTICA. A suposta Comissão de Ética a qual a Maria tanto se refere foi sim criada, na qual o prof. em questão SERIA o presidente. No entanto, depois da criação dessa comissão, uma equipe de Brasília veio visitar a UFMA e declarou que a mesma não podia funcionar, pois não havia estrutura. No momento, todos renunciaram ao cargo.
    2. O professor Ayala Gurgel NUNCA deu aula no curso de Psicologia.
    3. Em que língua Ayala significa “deus supremo”? Desde quando o significado do nome (ou alcunha) define a personalidade de quem a ele pertence? Maria, a exemplo, significa “aquela que está em primeiro lugar” e…?
    4. O fato do professor usar a alcunha Ayala Gurgel no crachá não implica em nenhum trâmite ilegal, pois me surpreende que alguém ainda não saiba que segundo a última atualização do Código Civil, alcunha foi elevada à condição de nome.
    5. Sobre as acusações de falta nas Assembléias Departamentais, não precisa de muito esforço, peça ao DEFIL a frequência dele, não haverá NENHUMA falta.
    6. Outra afirmação que a Maria levanta é que o professor ministra “uma” disciplina, outra informação leviana! Se estiver mesmo interessada na vida acadêmica do professor, acesse o lattes, vá ao departamento e peça comparação com os outros professores: ele é o professor que mais tem créditos de disciplina, chegando a ministrar CINCO disciplinas em um único semestre.
    7. Quanto às informações sobre as bolsa, não preciso comentar, é ridículo que se afirme que ele tenha oferecido bolsas para Psicologia (e não para Filosofia), pois nem atua nesse departamento ou no curso.
    8. Sobre professores simpatizarem ou não com o professor Ayala não é coisa de grande importância, o papel de professor está sendo cumprido, tanto ministrando suas aulas como indo além, com Grupos de Estudos e Pesquisas registrados no CNPQ
    9. O professor constrangeu um aluno em sala de aula? Querida, não existe “biscoito fino” nesse mundo que supere a razão, se tal aluno tem essa gravação e se tal e-mail existe, que venham à público!!
    10. Outra informação descabida é de que nos G.E.s do professor só hajam ALUNAS. Mais uma vez, se você acessar o lattes, consultar Grupos de Pesquisa, e acompanhar as reuniões você verá os ALUNOS! Existem alunos em TODOS os grupos do professor. Lamento se a divisão de sexo dentro dos GEs não sejam feitas em 50% ou a maioria seja de alunos
    11. Por último, contra a tese, se você acompanhar as coisas por onde elas realmente acontecem e souber ler, verá que tanto o professor mostrou que a tese é plágio: ” O texto da vez é: Propuesta Metodológica para La Formación da La Competencia Reflexiva Mediante La Disciplina Practica Docente En La Formación del Licenciado En Educación En La Especialidad Historia de La Universidad Estadual do Maranhao. O texto (exceto capa, anexos, tem 101 páginas, das quais diversas passagens são cópias exatas de textos de outros autores, sem citar a fonte). Vejamos: página 19 (2,3 parágrafos) = Repensando a Organização Curricular, de Maria Amélia Sabbag Zainko (in http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2004/rc… página 27 (2,3 parágrafos) = Limiar: uma escola inovadora: blog – o professor dividido em dois (in http://www.escolalimiar.spaces.live.com/blog/cns)… pág 29 até a pág 35 = tese de Josimerci Ittavo Lamana Faria, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP); da pág 72, 121, 143, 149-153, 156-163 = Parãmetros curriculares nacionais da 5 a 8 séries (www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=pcn.html PCNs Pluralidade Cultural). Nós podemos usar qualquer fonte, não podemos é copiá-la literalmente sem aspas, sem dizer a fonte. “, quanto falou dos artigos. O caso de plágio dos artigos teve muita repercussão, inclusive em comunidades do orkut. Entretanto, não há processo quanto à tese, embora esteja comprovada a fraude em mais de 20% da mesma. Isso foi corrigido: acompanhe o twitter.
    11. Querida, como você pode afirmar que TUDO que acontece no DEFIL chega aos corredores? Se algo acontecer e não chegar quer dizer que não existiu simplesmente porque você ou meia dúzia de alunos não ficaram sabendo? E, vamos nós, que tipo de instituição deixa que departamentos sérios soltem informações em corredores? Ao que me consta, isso se chama fofoca, boato e não deve ser levado em consideração. Qualquer novidade que prejudique os alunos deve ser informado a eles FORMALMENTE! O caso das notas em nada prejudica o aluno nem há razões para ser informado
    – A última informação serve para a Maria quanto para qualquer outro que esteja se perguntando sobre isso:
    Alguém falou em denúncia em algum lugar? O CASO NÃO FOI EXPOSTO NA MÍDIA SÓ AGORA. Aliás, o caso não foi denunciado À MÍDIA. a exposição se deu em uma conversa no twitter, na qual se discutia o caso CEUMA e, simplesmente, os “jornalistas” se aproveitaram para publicar. O que ficou à dedução irresponsável dos outros foi que o professor entrou em defesa do CEUMA e acusação da UFMA. Vocês estão lendo as notícias prontas e manipuladas, cercadas de comentários de interessados e pessoas que guardam rancores pessoais. Basta que acompanhem discussões anteriores que se percebe que não é nenhuma novidade comentários desse tipo, esse foi um caso isolado que serviu aos propósitos da mídia. O professor Ayala Gurgel não se dirigiu a nenhum blog, jornal ou afins para se pronunciar. Ainda que fosse, desde quando um assunto só pode ser tocado em seu tempo? As devidas medidas foram tomadas no período do acontecimento, não deram em nada. Quer dizer, que passado um caso, não se deve mais comentá-lo em nenhum outro momento? É essa a justificativa de vocês?
    E, aproveitando o conhecimento da comentadora e introsamento com o latim, o que foi utilizado foi uma falácia ad hominem, o caso está aí, as provas também. Não é acusando o argumentador que você irá desfazer isso.
    À Maria, mais uma vez, defendo a liberdade de expressão, mas muito cuidado com as informações levianas, isso pode tomar proporções maiores, impensáveis, quando não se tem provas do que se diz. Qualquer dúvida, acompanhem as acusações no site do Gilberto Léda

  12. Lendrão

    O ceuma deve ter molhado a mão do professor $$$ para desviar a atenção para Ufma. Ele não tem prova nenhuma.

  13. Victória de O

    "Leandrão", você está acompanhando as notícias, querido? Leu o post todo? Viu os processos?? eu te ajudo. Veja: "23115.000628/2003-67 esse é o n do processo que recorri contra aqueles seis alunos na ufma. E esse o link dele https://sig.ufma.br/public/jsp/processos/processo…. Esse é o n da última solicitação que fiz 23115.005177/2003-52, buscando agilizar o processo. Esse é o link https://sig.ufma.br/public/jsp/processos/processo… "
    Quanto à tese, leia o post todo acima.
    Boa leitura!
    Abraços!

  14. Chagas Freitas

    Olá, Neto Ferreira, parabéns esta ótima publicação está repercutindo bastante, estou aproveitando a oportunidade de comentar aqui para apresentar e deixar em aberto um convite para pessoas criativas e com vontade de ganhar dinheiro trabalhando com ética em parceria com a revista do Maranhão compartilhe esta idéia e indique a pessoas das suas relações ou a políticos , empresas ou qualquer outro tipo de pessoa que julgue que a revista poderia interessar, atuamos sob uma ótica alternativa, interativa e vibrante, através de nossos autores reproduzimos conteúdo informativo para divulgar nossos parceiros, com artigos, comentários considerados relevantes sobre assuntos que tem alguma vinculação com a região, sobre a vida em sociedade. Qualquer dúvida aqui vai o link: http://www.maranhencidades.com.br

  15. Professor que denunciou a fraude na Ufma dará coletiva nesta quarta-feira : Neto Ferreira – Conteúdo inteligente

    […] Nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, às 10h, o professor Ildoberto Batista Gurgel conhecido como “Ayala Gurgel”, dará uma entrevista coletiva sobre os fatos recentemente divulgados relacionados a denúncia deste blog titulada “Bomba! Professor revela fraude na Ufma”. […]

  16. Carlos Henrique

    É bom que se revele que o professor Ayala já fez parte da tropa de choque de Natalino Salgado.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários