Poder

Realizada campanha de vacinação anti-rábica em São José de Ribamar

Doses da vacina oferecidas gratuitamente durante todo sábado em São José de Ribamar.

A Prefeitura de São José de Ribamar realizou, ontem, 14,  a primeira etapa da campanha municipal de vacinação anti-rábica animal do ano de 2012.

Durante todo o dia, das 8h às 17h horas, doses da vacina foram oferecidas gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos Centros Municipais de Saúde Honório Gomes e Kiola Costa, no Hospital Municipal e em postos volantes que serão instalados em regiões estratégicas do município de São José de Ribamar.

A raiva é uma doença causada pelo vírus rábico, transmitido ao homem pelo contato com animais doentes, através de mordedura, arranhadura e lambedura.

 A vacinação é a única forma de prevenir que o animal venha desenvolver a raiva e transmiti-la ao homem. A raiva é uma doença fatal ao ser humano. É importante que a população ribamarense saiba que deve evitar deixar seu animal solto nas ruas e que, em caso de mordida de cachorro ou gato, procurar imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima, onde será avaliado, orientado, e de acordo com o caso, vacinado ou não.  

Existem três tipos de raiva: a raiva furiosa começa com um período inicial chamado “melancólico”, que dura de algumas horas até 3 dias. Neste período o que chama a atenção é a mudança na conduta do cão, que tem seus hábitos totalmente alterados.

A raiva muda é o segundo tipo de raiva que pode atacar os cães e todos os sintomas iniciais da raiva furiosa são mantidos no seu período melancólico. O cão apresenta-se muito sonolento como se estivesse intoxicado. Ao contrário da Raiva Furiosa, não vagueia nem apresenta excitação, podendo mesmo estar calmo “além da conta”. Em seguida o cão começa a apresentar as primeiras paralisias, especialmente no maxilar (queixo caído), mantendo a boca aberta constantemente. Os sintomas agravam-se até levar à morte do cão.

Já a raiva intestinal o cão apresenta vômitos, cólicas e gastroenterite hemorrágica e apesar de não apresentar sinais de agressividade nem paralisia, morre em 2/3 dias. É o tipo mais raro de raiva.

No homem, a raiva apresenta basicamente os mesmos sintomas que os animais, sendo que os mais importantes são a aerofagia (sensação de falta de ar ou “estrangulamento”, causada pelos espasmos da faringe) e a hidrofobia (horror à água), além de sensação de angústia, insônias e hipersensibilidade.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Realizada campanha de vacinação anti-rábica em São José de Ribamar”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Raquel

    Eu moro no Maiobão,no bairro Morada Nova,perto do conj.Lima Verde.
    Aqui no meu bairro não teve a campanha de vacinação anti-rábica,e eu quero saber,quando e onde,é que vai ter a campanha de vacinação,pois muitos cães,principalmente o meu cachorro,não foram vacinados.
    Espero,anciosamente uma resposta.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários