Poder

Presidente do Inep anuncia saída do cargo

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais (Inep), Malvina Tuttman, divulgou nota hoje (26), após despachar com o novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informando que vai deixar o cargo. O ministério não confirma oficialmente quem irá substituí-la no Inep.

Malvina assumiu o cargo em janeiro do ano passado. Em nota disse, que “viveu intensamente o Inep” e que sempre se sentirá “presente em cada ação desenvolvida pelos servidores do instituto”. Ela é professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e deixou o cargo de reitora para assumir a presidência do Inep, órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desde que a prova ganhou força a partir do projeto do MEC de substituir os vestibulares tradicionais pelo Enem, os presidentes do Inep resistem pouco tempo no cargo.

Malvina assumiu a presidência do instituto em substituição a Joaquim Soares Neto, que ficou um ano à frente do Inep e sofreu duras críticas depois de erros na aplicação da prova de 2010. Ele não foi o primeiro a sair do Inep por causa do Enem: em 2009, Reynaldo Fernandes deixou a presidência do instituto após o roubo da prova. O exame teve que ser cancelado e reaplicado dois meses depois.

Agência Brasil

Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários