Poder

Prefeitura de São Luís encerra programação natalina com queimação de palhinha

A Prefeitura de São Luís, por iniciativa da Fundação Municipal de Cultura (Func) encerra a programação natalina na Praça Maria Aragão com a tradicional “Queimação de Palhinhas”. O evento acontece às 20h30, em comemoração ao Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro, sexta-feira.

Para fazer a ladainha, a Func convidou a rezadeira Dona Cinoca, do bairro de Fátima. Ela conduzirá o ritual de ladainha tradicional, acompanhada por cinco músicos da banda Luz Divina.

De acordo com as tradições, o processo de desmonte dos presépios de Natal é antecedido pela “Queimação de Palhinhas”, ritual religioso centenário realizado, principalmente no Maranhão e em algumas cidades de Portugal.

O rito retrata os reis magos em visita ao recém-nascido Jesus Cristo na manjedoura. Os fiéis vão desmontando os presépios e retirando as palhas de uma planta chamada murta, usadas para decorá-los. As plantas são colocadas em um fogareiro, produzindo um aroma agradável. Enquanto isso, são cantadas ladainhas em latim e um hino próprio
para a “queimação”. Os fiéis então fazem pedidos para o ano que está começando.

“Esta é uma solenidade tradicional de cunho religioso que completa o ciclo de rituais natalinos, iniciado com a montagem do Presépio em homenagem ao Menino Jesus. Será a primeira vez que encerraremos a programação natalina na ‘Maria Aragão’ com a queimação de palhinhas”, destaca o presidente da Func, Euclides Moreira Neto.

O presépio – Produzido pelo artista plástico João Ewerton, o presépio interativo esteve instalado na área verde da Praça Maria Aragão, desde o início de dezembro passado. Formado por mais de 80 peças artísticas, ele faz a representação clássica do nascimento do menino Jesus, com o próprio Jesus na manjedoura, Santa Maria, São José, os reis magos e de animais como ovelhas, camelos, dromedários e burro. São esculturas em madeira, cobertas em tecidos, algodão e com pinturas em detalhes.

Além do Presépio, a Cidade Natalina conta também com a Casa de Papai Noel, que conta com o bom velhinho presente no espaço para recepcionar os visitantes, tem 64 m² e decoração interna e externa de elementos tradicionais do Natal.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários