Poder

Comissão da Presidência recomenda exoneração de Carlos Lupi

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendou, por unanimidade, nesta quarta-feira (1º) à presidente Dilma Rousseff a exoneração do ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Ministro Carlos Lupi

Ministro Carlos Lupi

O grupo decidiu ainda aplicar uma “advertência ética” ao ministro. A advertência se aplica quando o servidor ainda está no cargo – quando já deixou o cargo, é “censura ética” – mas não tem efeito prático. Representa uma “mancha” no currículo do advertido.

A assessoria do Ministério do Trabalho informou que o ministro não irá se manifestar enquanto não tomar conhecimento do inteiro teor da decisão da comissão.

Segundo o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, as explicações dadas por Lupi às denúncias apresentadas na imprensa no último mês foram “insatisfatórias”.

Pertence disse que “nenhum fato em especial” motivou a decisão da comissão. “Ele apresentou a sua defesa e a comissão entendeu que ele não tinha se explicado sobre toda a base das acusações”, disse.

Por meio de nota, a comissão declarou que o caso de Lupi “trata-se de suposto desvio ético” revelado em reportagens na imprensa.

Segundo o colegiado, essas denúncias “apontam irregularidades em convênio e cobrança de propina no MTE”.
A nota segue dizendo que o colegiado “deliberou pela aplicação de advertência […] e sugestão de exoneração dirigida à Presidenta da República”.

Do G1


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Comissão da Presidência recomenda exoneração de Carlos Lupi”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Arnaldo Lima

    ei Neto, já viu o que tem acontecido em Sitio Novo-MA:

    http://wikileaksitz.blogspot.com/2011/12/prospero

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários