Poder

Gastos federais com terceirização crescem acima da inflação

Da Folha

Estudo do Senado aponta que as despesas com terceirizados no governo federal cresceu 86% entre 2005 e 2010. A inflação no período foi de 33,2%, medida pelo IPCA.

Segundo os consultores legislativos Marcos Mendes e Marcos Kohler, o gasto com terceirizados subiu mais que o pagamento de salário a servidores (66%), as pensões (47%) e as aposentadorias (40%).

Os pesquisadores veem um descontrole com estes gastos e dizem que o governo não aproveita os benefícios que a iniciativa privada tem com essas contratações por não negociar vantagens com as empresas.

Outro problema é a “terceirização ilegal”. Ela ocorre quando os terceirizados são pessoas que substituem pessoal que deveria ser contratado por concurso. O normal é a contratação de pessoas para setores que não sejam as áreas-fins dos serviços públicos (conservação, transporte e vigilância são os mais comuns).

Este problema deverá permanecer por pelo menos mais um ano. Nesta semana, o TCU (Tribunal de Contas da União) estendeu até dezembro de 2012 o prazo para que o governo identifique terceirizados ilegais e faça concurso para substituí-los. O prazo, dado em 2006, ia até 2010.

O ministro José Múcio reconheceu os esforços do Ministério do Planejamento para sanar o problema, mas diz que o governo não identificou todas as áreas onde há este tipo de terceirização.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

4 comentários em “Gastos federais com terceirização crescem acima da inflação”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Mauro Lamacchia

    Fantastic submit. I'm struggling with a few these issues.

  2. Raeann Camuso

    I needed to thanks for this excellent examine!! I undoubtedly savoring each and every tiny little bit of it I've you bookmarked to examine out new things you post…

  3. Carroll Salway

    I really like it when men and women arrive with each other and share opinions, excellent weblog, preserve it up.

  4. Chastity Packen

    Hello there, I believe your internet site may very well be getting browser compatibility problems. When I appear at your site in Safari, it seems very good but when opening in Web Explorer, it's some overlapping. I just needed to provide you with a swift heads up! Other then that, great web site!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários