Poder

Assessores do ministro do PCdoB ajudaram PM a burlar fiscalização irregularmente

Em gravações obtidas por VEJA, funcionários do ministério ajudam o PM a se livrar de ofício que o acusava de irregularidades

O PM João Dias, que narrou a VEJA os bastidores do esquema de corrupção operado no Ministério do Esporte (Lula Marques/Folhapress)

A edição de VEJA que chega às bancas neste sábado traz mais um capítulo do esquema de corrupção que transformou o Ministério do Esporte numa fábrica de dinheiro para o PCdoB – e também para políticos e entidades ligadas a ele.

Depois de relatar, na semana passada, denúncias do policial João Dias Ferreira contra o ministro Orlando Silva e seus comandados, VEJA teve acesso a novas provas da maneira como a máquina do Esporte se corrompeu. São gravações de uma conversa de abril de 2008 entre João Dias e dois assessores próximos de Orlando Silva: Fábio Hansen, então chefe de gabinete da Secretaria de Esporte Educacional, que cuida do programa Segundo tempo, e Charles Rocha, então chefe de gabinete da secretaria executiva do ministério.

Foi o próprio João Dias quem registrou a conversa. Militante do PCdoB e dirigente de uma ONG, ele havia sido pego de surpresa por um ofício do Ministério do Esporte, enviado à polícia militar, responsabilizando-o por irregularidades e desvios de dinheiro num convênio de sua entidade com o programa esportivo federal Segundo Tempo. Em sua visita aos assessores de Orlando Silva, ele cobrava uma solução para o problema. E a pressão surtiu efeito imediato.

A gravação demonstra que Hansen e Rocha se esmeraram para arquitetar uma fraude que livrasse João Dias da investigação. “A gente pode mandar lá um ofício desconsiderando o que a gente mandou”, propôs Charles Rocha. E Hansen completou: “Você faz três linhas pedindo prorrogação de prazo.” Ele ainda explicou que esses pedido de prorrogação deveria ter data falsa.

Nos dias seguintes, a operação foi realizada exatamente como programado. Os dois ofícios enviados à PM – o original e o que pede que a investigação seja esquecida – foram reproduzidos pelo site de VEJA.

Alvejado pelas denúncias de João Dias, o ministro Orlando Silva passou a semana se explicando. Tentou desqualificar o acusador, qualificando-o de “bandido”. A gravação obtida por VEJA mostra que figuras graúdas do ministério não pouparam esforços para beneficiar o “bandido” com uma fraude.

Em depoimento no Congresso, Orlando Silva chegou a mencionar o vai-e-vem de ofícios entre o Esporte e a polícia militar, qualificando-o como procedimento administrativo regular. Também não é isso o que transpira das gravações.

Sim, é verdade que um terceiro documento, informando sobre a abertura de uma auditoria nos convênios do policial, foi enviado à PM pelo ministério. Só que um ano e meio depois da inacreditável – e reveladora – reunião entre João Dias, Hansen e Rocha, que VEJA esmiúça na edição desta semana.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

8 comentários em “Assessores do ministro do PCdoB ajudaram PM a burlar fiscalização irregularmente”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. JOSÉ RIBAMAR

    O MINISTRO É GENTE FINA.

  2. PRAZERES,

    IMAGINEM VOCÊS, EM QUANTAS LOCALIDADES DE BARRA DO CORDA ESSE DESCASO COM A EDUCAÇÃO EXISTE, AGORA É SABER POR QUANTO O PREFEITO NENZIM ASTIAGES (DEMOLIDOR DE CIDADES) ESTÁ PAGANDO PELO ALUGUEL DA TAPERA QUE ESTÁ SERVINDO COMO ESCOLA.MAS O SEU CARRO CHEFE DE GOVERNO É RESPEITO, DIGNIDADE E CIDADANIA, AGORA A QUEM ELE ESTÁ SE REFERINDO?

  3. Xavier Arrojo

    Excellent wordpress weblog right here.. It is tough to discover good quality creating like yours nowadays. I truly enjoy individuals like you! consider treatment

  4. Cheryll Eismann

    Greetings! Extremely beneficial suggestions on this informative article! It really is the minor adjustments that make the most important adjustments. Many thanks a great deal for sharing!

  5. Laurence Olloqui

    Excellent wordpress weblog right here.. It is difficult to locate good quality producing like yours nowadays. I genuinely value individuals like you! consider treatment

  6. Enrique Sirko

    Way neat, some legitimate factors! I recognize you producing this short article obtainable, the remainder of the web site can be large top quality. Have a very enjoyable.

  7. Darrell Gamer

    I really like your website.. extremely wonderful colours & theme. Did you create this internet site yourself? Plz reply back again as I’m looking to create my own web site and would like to know wheere u received this from. many thanks

  8. Marco Ballejos

    It is a matter shut to my heart cheers, exactly where are your get in touch with facts however?

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários