Maranhão

Foguete explode na base aérea de Alcântara

As atividades fazem parte da Operação São Lourenço, iniciada na segunda quinzena de outubro.

Um acidente voltou a abalar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), mas felizmente não teve vítimas igual a trágica explosão em agosto de 2003, que deixou 21 profissionais civis mortos.

O ocorrido foi na tarde desta sexta feira (13), quando uma falha no foguete suborbital VS-40M V3, que testaria o Satélite de Reentrada Atmosférica (Sara), plataforma destinada a experimentos no espaço, impediu que o lançamento fosse realizado na base do CLA, em Alcântara.

As atividades fazem parte da Operação São Lourenço, iniciada na segunda quinzena de outubro.

Veja a NOTA:

Durante a operação de lançamento do Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA), às 14h20 local desta sexta-feira (13/11), no Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no Maranhão, houve uma falha do motor do veículo VS-40M no momento da ignição que causou a sua perda. O veículo encontrava-se na rampa de lançamento e não chegou a decolar. Todos os procedimentos de segurança foram adotados e não houve riscos à nenhum dos profissionais envolvidos. Uma comissão será designada para apurar as causas do incidente.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

2 comentários em “Foguete explode na base aérea de Alcântara”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Marcirio

    O país já desperdiçou tanto dinheiro e principalmente vidas humanas, com esse projeto mal sucedido de Alcântara_MA. Que diabos de incompetência é essa desses técnicos brasileiros? Após mais de 50 anos do fim da segunda guerra mundial, quando a Alemanha nazista começou a lançar as famosas bombas voadoras V1 e em seguida as V2, sobre Londres na Inglaterra, a mais de 1000 km de distância. O Brasil não consegue pelo menos fazer um foguete decolar, mesmo que sem destino. É de lascar, encerra esse fiasco, que é melhor. Ou manda os técnicos aprenderem com os fogueteiros de Juazeiro do Norte-CE. Porque eles conseguem fazer seus foguetes subirem.

  2. Henrique Emiliano Leite

    Acessem a URL: http://dallapiazza.wordpress.com e tirem vossas próprias conclusões. Atenciosamente, Eng Henrique Emiliano Leite.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários