Maranhão

Secid e Concidades promovem reunião em Cururupu

A Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID) e o Conselho Estadual das Cidades (CONCIDADES-MA) promoveram a 26ª reunião ordinária do CONCIDADES, no município de Cururupu, na baixada maranhense. A reunião ocorreu entre os dias 23 a 25 de setembro, e foi realizado no auditório da Secretaria de Saúde do município. O evento encerrou na tarde dessa sexta-feira (25), com um almoço de confraternização.

O evento contou com a participação dos Secretários Adjuntos da SECID, de Desenvolvimento Urbano Alfredo Costa, da Habitação Adilon Arruda, de Assuntos Metropolitanos José Antônio Viana, do vice-prefeito do município Aldo Lopes, representantes dos municípios de Bacuri, Porto Rico, Mirinzal e Serrano do Maranhão, lideranças sindicais, comunitárias e conselheiros.

Durante o encontro o presidente do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão José do Carmo Castro, realizou uma breve explanação com o tema ” O panorama das concessões dos serviços de saneamento no estado” e comentou sobre realidade nos serviços prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA). Ainda no primeiro dia da reunião, a Associação dos Moradores e Trabalhadores Quilombola do Povoado Riachuelo do município de Cururupu, apresentou a experiência de um projeto social que utiliza matérias recicláveis, através do artesanato.

O secretário Adjunto Alfredo Costa, apresentou o calendário das etapas estaduais e municipais e debateu sobre o regimento e o cronograma da 6ª Conferencia Nacional das Cidades, a ser realizada em Brasília, após o qual seguiu com a articulação e o debate da reunião. O projeto de revitalização em algumas áreas do Centro Histórico de São Luis, e os projetos da região metropolitana de São Luis e a RIDE em Timon, foram apresentados pelo Secretário Adjunto de Assuntos Metropolitanos da SECID, José Antônio Viana.

No encerramento, o Secretário de Habitação Adilon Arruda, ressaltou o plano de construção de 1mil moradias em 10 municípios que integram o programa “Mais IDH” do Governo do Estado, por meio da SECID e o projeto “Casa Cidadã”. O conselheiro Ronald Chaves organizou um momento descontraído com musica e um passeio a todos os conselheiros em alguns pontos turísticos de Cururupu, como o cais, o estaleiro e o centro histórico que reúne um belo conjunto arquitetônico de casarões coloniais tombados pelo Instituto Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN).

O Conselho Estadual das Cidades é um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva integrante da estrutura da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão-SECID, que tem por finalidade propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano, bem como acompanhar e avaliar a sua execução, conforme dispõe a Lei nº 10.257, de junho de 2001- Estatuto das Cidades.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários