Maranhão

Confirmado primeiro caso de Zika vírus no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu nesta terça-feira (9) a confirmação do primeiro caso de Zika vírus no estado. Após análises dos exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, o vírus foi detectado em amostras de um paciente no município de Gonçalves Dias, localizado a 340 km da capital, São Luís.

Zika Vírus.

Zika Vírus.

Apesar da confirmação do primeiro caso do vírus e da preocupação da chegada de uma nova doença no estado, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, explica que o Zica vírus é menos agressivo que a dengue. No entanto, é necessário que a população adote cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também é o transmissor do vírus da Dengue e Chikungunya.

“A Zika é conhecida por apresentar evolução autolimitada, o que, potencialmente, a difere da Dengue, sendo menos agressiva. Os principais sintomas são febre baixa, olhos vermelhos, coceira, dores musculares e dor de cabeça”, informou o secretário Marcos Pacheco.

O Zika vírus é do gênero Flavivírus, proveniente da Uganda, na África, e está presente também na Ásia, Oceania e América do Sul. As primeiras notificações da doença ocorreram em 2014, no Rio Grande do Norte e, este ano, também já foram registrados casos em Alagoas, Paraíba, Bahia, São Paulo e no Pará.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Confirmado primeiro caso de Zika vírus no Maranhão”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. teresa grael

    Este secretário não está preocupado com nenhuma doença nos maranhenses, ele está mesmo é cuidando da saúde financeira dos empresários MÁRCIO PACHECO e ROBERT PACHECO ambos irmão e sobrinho deste Secretário, vendendo gás em São Luís, Barra do Corda e Açailandia e morando aqui em são luis naquele condominio farol da ilha, sendo que o Empresário Márcio Pacheco (Irmão do Secretário) e Robert Pacheco (sobrinho) recentemente aparecerão nos blogs abraçados pelo Secretário Marcos Pacheco e o Governador quando em visita a região do maranhão do sul citados como grandes empresários. Como diz o ditado somente se enriquece herdando ou roubando, até onde eu sei estes cidadãos Márcio Pacheco e Robert Pacheco são pobres de estudos, pois somente tem o 2o grau, mas agora no Governo de Flávio Dino são tratados como grandes empresários, pois anoiteceram pobre e amanheceram ricos, eu gostaria de saber como se faz esta mágica, eu trabalho há 30 anos e tenho nível superior e não consigo enricar, portanto cadê os Orgãos Fiscalizadores para apurar o enriquecimento ilícito desta dupla Pai e Filho. Por apurem, pois estes cidadãos estão vendendo gás e os maranhenses estão morrendo a mingua nos hospitais e pasmem com falta de ar. Será se realmente existe a venda de gás ou somente a emissão das DANFES-Documento de Nota Fiscal Eletronica e cadê a licitação, mostrem nos por favor, pois entendo um pouco da lei 8.663 das Licitações que tem o famoso ditado LIMPE( Legalidade,Impessoalidade,Moralidade, Publicidade e Eficiência) a administração pública e não sujem, a lei 4330 que trata do Empenho, Liquidação e Pagamento, a Lei 101 de Responsabilidade Fiscal e LAI Lei de Acesso a Informação, e olhem que este Secretário é formado em MEDICINA e DIREITO. Médicos somente para os amigos e familiares e o Papel de Advogado somente para beneficiar a sua família.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários