Maranhão

Notas da manhã

ICN de novo

O governo do Estado por meio da secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou ontem terça-feira resultado final da Licitação que selecionou as OS’s e Oscips que serão responsáveis pela rede estadual de saúde durante os próximos 12 meses. Três Organizações Sociais de Saúde (OS’s) e duas Organizações da Sociedade Civil de Interesses Públicos (Oscips) venceram o concurso. Todas começarão à prestar serviços no início do mês de maio, quando terminam os contratos celebrados com as empresas atuais

As empresas vencedoras são oriundas de vários Estados do país, entre elas, o Instituto Natureza e Cidadania (ICN) única OS das anteriores que continuará a prestar os serviços por ter vencido dois grupos na licitação. Dentre os grupos das Oscips, em dois não houve vencedores porque as empresas não conseguiram apresentar propostas técnicas adequadas aos perfis das unidades de alta complexidade. Diante disso, no grupo um a SES ainda divulgará como será feito o novo procedimento de escolha. Já no último grupo, a SES decidiu nomear a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) para o gerenciamento. A empresa foi criada em 2012, mas só começou a ser operacionalizada a partir deste ano.

Pedrinhas

O Blog recebeu a informação de que por pouco não houve mais uma fuga de presos em Pedrinhas. A informação repassada é de que aproximadamente 12 presos tentaram fugir, sendo impedidos de imediato por agentes penitenciários de plantão no local. A crise foi gerenciada e segundo eles, tudo está sob controle.

Volta parada

Leitores do blog entraram em contato pedindo que a Prefeitura Municipal de São Luis, devolva novamente a parada de ônibus que estava ao lado do muro do Motel Arco Iris na Avenida Lourenço Vieira da Silva, pois existia um parada de ônibus coberta, mas a Prefeitura tirou para instalar um Semáforo.

O secretário Canindé Barros não colocou outra parada de ônibus, deixando usuários de coletivos debaixo de sol ou chuva. É mole?

Sugeriu

O deputado Rigo Teles (PV) protocolou projeto de lei na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, sugerido pelo Tribunal de Justiça (TJ/MA), instituindo o Dia Estadual de Combate a todo tipo de Violência e apoio às Vítimas e Familiares no Estado do Maranhão. O parlamentar defende o projeto de interesse dos membros do tribunal, desembargadora Cleonice Freire e desembargador Jamil Gedeon.

Indicado para STF

Luiz Edson Fachin, 57 anos, foi indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), pela presidenta Dilma Rousseff que informou ontem através da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Agora resta o Senado Federal aprovar.

Líder do governo é agiota

O líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Rogério Cafeteira (PSC), deixou bem claro na tribuna da casa na sessão de ontem que trabalha como agiota. Rogério declarou em alto e bom som que emprestou 300 mil reais para a deputada Andrea Murad. Crise nos Leões!

Sete

Sete ex-governadores recebem pensão vitalícia de cerca de R$ 25 mil no Maranhão. São eles: José Sarney, João Castelo, João Alberto, Edison Lobão, José Reinaldo Tavares, Roseana Sarney e Epitácio Cafeteira. Além disso, viúvas de vários ex-governadores, como Jackson Lago, Newton Bello, Luiz Rocha, Nunes Freire entre outros, também são beneficiadas com o mesmo salário vitalício.

Não quer acordo

Azedou definitivamente a relação entre Eliziane Gama (PPS) e Waldir Maranhão (PP). Os dois não falam a mesma língua desde que a deputada federal incluiu o nome do vice-presidente da Câmara na lista dos convocados a prestar esclarecimentos na CPI da Petrobras.

Que empreiteiro maranhense é esse?

Um grande empresário do Maranhão, do setor da construção civil, acaba de ‘cair’ nas malhas da Operação Lava Jato. Segundo fonte do Jornal Pequeno, o empresário teria emitido notas fiscais frias para viabilizar recursos para o governo de Roseana Sarney. Bastante conhecido em São Luís, o empresário viajou a Brasília e teria contratado os serviços do escritório do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o ‘Kakay’, também conhecido no Planalto Central como ‘O Mágico’. Kakay também defende Roseana Sarney e integrantes da alta cúpula do seu governo no caso da Lava Jato e dos Precatórios.

Desrespeito ao Regimento

As visitas de ontem (13) do deputado estadual Wellington do Curso (PPS) e do federal Aluísio Mendes (PSDC) causou mal estar na Câmara Municipal de São Luís. Nesta terça-feira (14), o vereador Francisco Chaguinhas (PSB) foi à tribuna da Casa reclamar da forma como os parlamentares desrespeitaram o Regimento da Casa durante a visita. O deputado Wellington do Curso sentou na cadeira reservada a um vereador durante a sessão ordinária o que é vedado pelo Regimento. Já Aluísio Mendes entrou no plenário durante a sessão sem gravata.

declarações

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) condenou o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) ao pagamento de indenização de R$ 150 mil, por danos morais, ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD, que garante reparação a direitos coletivos), do Ministério da Justiça. A ação judicial foi resultado, entre outras questões, de declarações do parlamentar sobre homossexuais feitas em março de 2011 e veiculadas no programa CQC, da TV Bandeirantes. A sentença, da qual cabe recurso, é assinada pela juíza Luciana Santos Teixeira, da 6ª Vara Cível do Fórum de Madureira do TJ-RJ.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários