Maranhão

Fábio Braga prestigia inauguração em Vargem Grande

1002042_651411538245049_2308917_n

Fábio Braga participou, no último sábado (23), em Vargem Grande, da inauguração da Escola Pólo Teclina Burgos dos Santos, no povoado Aroeira, acompanhado do prefeito Edvaldo Nascimento, do vice-prefeito Francisco Mesquita, do ex-prefeito Miguel Fernandes, do presidente da Câmara, Abdias, dos vereadores Mundim, Conceição e Aurélio, de secretários municipais, jornalistas, de vários líderes comunitários e da população. A Escola foi abençoada pelo padre Cordeiro e pelo pastor Antônio, da Igreja Madureira, que parabenizaram os governantes e lideranças pela importante obra entrega a comunidade.

Na solenidade, Fábio Braga destacou que a importância da escola Teclina Burgos dos Santos, que marca mais uma obra da gestão do prefeito de Vargem Grande, Edvaldo Nascimento. O prédio é um belo empreendimento, com seis salas de aulas, sala de professores, de pesquisas, de reunião, de informática, de diretoria, cozinha, dispensa e banheiros adaptados. Não deixa nada a deseja de uma obra da sede do município ou de uma capital.

Em seu discurso, o prefeito Edvaldo Nascimento informou que além da nova escola para atender centenas de estudante do Povoado Aroeira, a Prefeitura de Vargem Grande já concluiu várias quadra escolar como a Alcebíades David Ribeiro, no bairro Campo de Aviação, a quadra escolar do Bairro São Miguel, e o Mercado Municipal de Vargem Grande, obras cobradas pela população e prontamente atendidas pela gestão municipal.

Na oportunidade, o prefeito Edvaldo e ex-prefeito Miguel ressaltaram a importância da obra, e de como a cidade vem crescendo e tendo importância na região, reconheceram a importância de Fábio Braga, que sempre está presente na região e procurando trazer recurso para obras que beneficiam Vargem Grande e cidades vizinhas. “Temos a certeza que de mãos juntas com a comunidade, teremos uma Vargem Grande cada vez maior, mais humana e ainda mais organizada”, acreditam.

LUTA DE FÁBIO BRAGA

Em sua fala, o deputado Fábio Braga relembrou aos presentes que a administração do prefeito Edvaldo Nascimento e uma continuidade da excelente gestão do ex- prefeito Miguel Fernandes e da saudosa Dra. Ana, que tiveram uma presença marcante como gestores na região. “Trouxemos para essas comunidades sistema de abastecimento d’água, energia elétrica, escolas, e boas estradas, permitindo o tráfego em curto espaço de tempo entre a zona rural e a sede do município”, afirmou.

Fábio Braga comentou que junto com o ex-prefeito Miguel lutou muito para que essas estradas vicinais tivessem os recursos garantidos, e fossem feitas para beneficiar a população. “Agora o prefeito Edvaldo Nascimento concluiu uma obra fantástica, idealizada por nosso grupo para ser uma referencia na zona rural do município. Isso foi possível pelo desejo de nossos munícipes em escolher sempre prefeitos e vereadores ligados a mim e aos líderes das comunidades da zona rural”, disse.

Ao fazer um balanço de suas atividades política, o deputado, Fábio Braga destacou que nos últimos anos destinou para o município de Vargem Grande, estradas vicinais, construção de postos de saúde, uma urgência e emergência, equipamentos, ambulâncias e outros veículos para o setor de saúde, tratores agrícolas para a Prefeitura e para associações, e promoveu a irrigação para cultivo de hortaliças em diversas comunidades, incentivando a agricultura, pecuária e gerando empregos e renda.

Fábio Braga diz que Vargem grande se destaca na criação de caprinos e ovinos e frangos, e está se destacando também na piscicultura e anunciou que junto com o prefeito Edvaldo Nascimento, vai inaugurar nos próximos dois anos, mais de 1.800 novas moradias na sede e trezentas na zona rural e começará, em um curto prazo de tempo, pavimentar as ruas de Vargem Grande com asfalto, e reformar a praça Neusa Portela. “É uma nova Vargem Grande”, comemora Fábio Braga.

JUSTA HOMENAGEM

Na oportunidade, o deputado Fábio Braga elogiou a iniciativa do prefeito de homenagear com o nome da escola a professora Teclina Burgos, nascida em Diamantina, Coroatá, em setembro de 1904. Teclina teve uma infância difícil, mas como era muito estudiosa, logo terminou o colegial em Coroatá, passando a auxiliar no reforço escolar, em suas horas vagas, as crianças da redondeza onde ganhava algum dinheiro para ajudar a renda familiar.

A professora encontrou-se com Zuca por intermédio de João Roque e resolveram se casar. Da união tiveram sete filhos: Uruary, Paraguassú, Urubatan, Juvenal, Juarez e as gemêas Maria da Graça e Maria de Jesus. De onde vieram 39 netos, 64 bisnetos e doze tataranetos. Teclina Burgos mudou-se para a Tiquara onde continuou a ensinar. A sua primeira turma foi em 1934 e teve como aluno o Sr. Genésio, seu enteado, hoje com 91 anos, filho do viúvo Zuca.

Teclina Burgos foi a primeira professora que se tem notícias na região. Teve uma importância social grandiosa, sempre com a visão voltada aos menos favorecidos e a vontade de ajudar era muito incansável.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários