Maranhão

Governadora, Detran e prefeitos assinam convênio de operacionalização de trânsito

20131125_122121-300x168

A governadora Roseana Sarney, o diretor geral do Detran-MA, André Campos, e prefeitos de 14 municípios maranhenses assinaram, na manhã desta segunda-feira (25), no Palácio dos Leões, os convênios de operacionalização dos serviços do sistema de trânsito dos municípios.

Além dos prefeitos dos municípios estiveram presentes na solenidade, os secretários Aluísio Mendes (Segurança Pública), Luis Fernando Silva (Infraestrutura), João Abreu (Casa Civil), além do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, Aldimar Zanoni.

Em seu discurso, a governadora saudou todos os presentes e lembrou que os municípios dão um importante passo em direção à segurança no trânsito. “O convênio assinado aqui dá aos 14 municípios competência para operacionalização do sistema de trânsito. A partir de agora, os veículos desses municípios passarão a ter uma organização e fiscalização mais eficiente”, enfatizou.

Roseana Sarney lembrou que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 84% dos leitos dos hospitais públicos do Maranhão são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, envolvendo principalmente motos. “ Nós colocamos técnicos do Detran para orientar e apoiar os municípios na operacionalização do sistema. Nossa prioridade é a vida”, afirmou a governadora.

Durante a cerimônia, o diretor geral do Detran-MA, André Campos, destacou a importância dos convênios para a melhoria do trânsito maranhense. “O principal objetivo do convênio é organizar e planejar o trânsito diminuindo o número de acidentes”, ressaltou.

Municípios

Ao todo, 14 municípios assinaram o convênio para operacionalização do trânsito: Arari, Axixá, Açailândia, Balsas, Caxias, Estreito, Icatu, João Lisboa, Passagem Franca, Santa Helena, Santa Inês, São Luís Gonzaga do Maranhão, Timon e Viana.

O prefeito de Viana, Francisco Gomes, agradeceu a iniciativa do governo e ressaltou a importância do convênio para o desenvolvimento de campanhas educativas. “Temos aqui representantes de vários municípios que sofrem o mesmo drama, o alto número de acidentes no trânsito. Com esse convênio, nós poderemos desenvolver campanhas educativas, focando nossa atenção não só na pedagogia da punição efetiva, mas na disciplina por meio da educação para o trânsito”.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Governadora, Detran e prefeitos assinam convênio de operacionalização de trânsito”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. flávio

    Acredito eu que realmente trata-se de uma boa notícia para os municípios participantes, pois ao meu ver, vem resolver um problema que é constante nessas cidades que é a falta de sinalização e organização do trânsito que a cada dia vem vitimando pais de família em todo nosso estado, só fiquei surpreso com a presença de um município nessa relação, pois eu se fosse prefeito deste(São Luis Gonzaga) teria era vergonha de assinar um convênio deste, pois como será implantado um trânsito modelo em uma cidade que esta a beira de um colapso no quesito infraestrutura, começando pela sua via de acesso que esta intrafegável, quando digo isso, é que literalmente esta sem acesso, o que anteriormente eram so buracos, hj se transformam em enormes crateras que chegam a tomar conta de quase toda via e até hoje esta que se diz representante do povo nesta cidade não tomou nenhuma providência, apesar de que a via de acesso a cidade não ser de competência do chefe do executivo municipal, mais acho que ele como representante desse povo que sofre diariamente com esse problema deveria firmar uma parceria com o Governo do Estado junto ao Sr. Luis Fernando para recuperação desta que será sem sombras de dúvidas a melhor coisa a se fazer nesse momento para aquela população que diariamente sofre com o descaso do poder público. Isso sem falar no município em si que esta abandonado a sorte, pois tenho um a oportunidade de ver de perto o abandono em que se transformou São Luis Gonzaga. Venho aqui mais uma vez fazer esse desabafo e informar que não sou candidato a nada e nem pretendo, não sou filho desta cidade e nem meu título é de lá, mais por motivos alheios tenho que me deslocar constantemente para lá e vivenciar tudo isso acontecendo sem que ninguém tome uma atitude para resolver e o povo sofrendo. Peço que caso o Sr. Luis Fernando tenha acesso a este desabafo que por gentileza tome uma atitude o mais breve possível pois se demoram muito e chegar o período chuvoso tenho muito medo de que o povo de lá fique sem acesso .

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários