Maranhão

Repórter que entrevistou a “Rubi do Sbt” é acionado na justiça

O repórter entrevistou uma pessoa com transtornos mentais e segundo a justiça, ele ofendeu a dignidade da vítima

Na entrevista, a mulher revelou ser paciente do CAPs de Imperatriz

Na entrevista, a mulher revelou ser paciente do CAPs de Imperatriz

O Ministério Público denunciou o repórter Jonathan Sobreiro por injúria preconceituosa, após ele entrevistar uma pessoa com transtornos mentais. Na matéria, a entrevistada relatou que era atriz e havia trabalhando em novelas do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e da Rede Globo. A matéria, exibida em agosto deste ano, ganhou repercussão nacional. O vídeo foi disponibilizado no Youtube e já tem mais de 750 mil visualizações.

Segundo a promotora de justiça, Alline Matos Pires, da Comarca de Imperatriz, a mulher possui distúrbios mentais e não poderia ter sido colocada em situação constrangedora. “Trata-se de uma lamentável atuação de um profissional da imprensa, que se utilizando da condição de pessoa com transtornos psíquicos, em evidente processo delirante, grava entrevista, divulgando-a em seguida, amplamente, fazendo-a alvo de chacota e zombaria”.

A promotora disse ainda que o denunciado ofendeu a dignidade e honra da vítima, que durante a entrevista chegou a revelar ser paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) de Imperatriz. “A atitude do repórter, por todo o contexto, apresenta claro caráter discriminatório, chegando inclusive a estimular o processo delirante, notadamente ao fazer perguntas relativas a uma situação sabidamente ilusória”.

O MP pede a condenação do réu pelos crimes previstos nos artigos 140 e141, do Código Penal, que tratam de injúria preconceituosa. Foi, ainda, solicitada a instauração de inquérito na Delegacia de Polícia para identificar outras pessoas responsáveis pela divulgação do vídeo.

Recentemente a Defensoria Pública local, por meio do defensor Fábio Carvalho, propôs Ação Civil contra o jornalista, a TV Difusora e a Google do Brasil, visando reparação por danos morais e a imediata retirada de circulação do vídeo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Repórter que entrevistou a “Rubi do Sbt” é acionado na justiça”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Pablo Lima

    Ou viu Silvio Santos? Não repita mais esta novela

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários