Maranhão

Clima é tenso na retirada dos ocupantes do Residencial Nova Terra

riba

O clima é tenso, na manhã desta segunda-feira (26), no Residencial Nova Terra, no município de São José de Ribamar. Os ocupantes entre em confronto com a polícia atirando pedras. Os policiaisi militares reagem com gás lacrimogeneo, spray de pimenta e atirando para dispersar os manifestantes. Os policiais estão cumprindo a decisão da Justiça Federal e os ocupantes do Residencial Nova Terra, no município de São José de Ribamar, estão sendo retirados do local. A operação está sendo coordenada pelas Polícias Militar e Federal. Mais de 3 mil famílias invadiram as unidades habitacionais do Residencial Nova Terra.

Até o dia 1º de setembro, a Polícia Federal (PF) cumprirá o mandado de reintegração de posse dos imóveis, conforme sentença judicial proferida dia 28 de março deste ano.

As casas foram construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida e precisam ser desocupadas para serem entregues aos contemplados. As famílias alegam que ocuparam as casas porque não têm onde morar.

Pelo menos 400 pessoas das polícias Federal (PF) e Militar (PM), da Caixa Econômica Federal (CEF), do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e oficiais de Justiça participam da Operação Zodíaco, posta em execução para retirar famílias que ocuparam irregularmente os imóveis do Residencial Nova Terra.

A PF acompanha os oficiais de Justiça durante a reintegração de posse. O Batalhão de Choque, a Cavalaria e o Grupo Tático Aéreo (GTA) da PM estarão a postos para coibir tentativas de resistência e atos de violência.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários