Maranhão

Cidade de Boa Vista do Gurupi continua sem prefeito eleito

Apesar da realização das eleições municipais, no ano passado, a cidade de Boa Vista do Gurupi continua sem prefeito eleito. Desde o dia primeiro de janeiro é o presidente da Câmara de Vereadores que administra o município.

Cansados de esperar por uma decisão do TRE, os moradores interditaram anteontem (quarta-feira, dia 7), a ponte que faz fronteira com o Estado do Pará, pedindo a realização de novas eleições.

ffffBoa vista do Gurupi fica na divisa do Maranhão com o Pará, a 514 km de São Luís. O município com 8 mil habitantes, sendo 4.800 eleitores, está sem prefeito eleito pelo voto direto desde o dia primeiro de janeiro. O prefeito eleito Valmir Oliveira não assumiu o cargo porque teve o mandato cassado pela Lei da Ficha Limpa.

O segundo colocado, Antônio Batista Oliveira, não pode assumir porque teve menos de 50% dos votos válidos. Por isso, a Justiça determinou que o presidente da Câmara Municipal assumisse o cargo interinamente.

O Tribunal Regional Eleitoral ainda não definiu quando será ou se irá realizar novas eleições no município. Revoltados com a demora nessa decisão por parte do TRE, centenas de moradores interditaram a ponte sobre o rio Gurupi na divisa com o Pará, na BR-316.

Os manifestantes chegaram à cabeceira da ponte por volta das 7h00 dessa quarta-feira onde permaneceram por quase 12 horas. O protesto provocou um congestionamento de mais 40 quilômetros entre os dois Estados. As polícias Militar e Rodoviária Federal estiveram no local para controlar a situação.

Os policiais negociaram com os manifestantes e por volta das 18h00 a via foi liberada, sob ameaça de uma nova interdição. O prefeito interino afirmou que, assim como todos os moradores de Boa Vista do Gurupi, ele espera pela decisão do TRE.

(Com informações do G1MA)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários