Maranhão

Maranhense abre buraco em casa para tentar achar ouro

Lauro Ernesto Frota, 53 anos, é quase uma lenda na região de Serra Pelada. Maranhense, chegou ao local em 1980 para trabalhar na antiga cava, que foi o primeiro garimpo artesanal aberto no local. Foi dono de 22 barrancos no garimpo, mas perdeu tudo quando o governo federal extinguiu as atividades no local, em 1992.

O maranhense Lauro Ernesto Frota

O maranhense Lauro Ernesto Frota

Acordo da cooperativa local com uma empresa canadense deverá dar início em 2012 à extração mecanizada de minério em Serra Pelada, mas Frota é um dos que ainda resistem, na tentativa de conseguir achar ouro por meio do garimpo artesanal.

Em 2003, Lauro Frota recebeu a visita de um “amigo”, que trouxe um aparelho que, segundo ele, indicou a presença de ouro no terreno onde está instalada sua casa, na vila de Serra Pelada.

Desde então, Frota cava manualmente um buraco próximo à cozinha. O buraco já tem 84 metros de profundidade. Para evitar desmoronamento, ele utiliza pedaços de madeira como forma de contenção da mina artesanal.

“Eu ainda não fui embora porque gosto de garimpo. Às vezes, acho que teve um engano ao dizerem que tem ouro aqui, mas agora que comecei não vou desistir”, diz o garimpeiro.

Para abrir a estreita cava, Frota conta com a ajuda de outros dois garimpeiros. Uma espécie de elevador artesanal leva os homens até o subterrâneo da cava, onde não há sistema de ventilação.

Os garimpeiros também não usam máscaras de oxigênio. A comunicação improvisada é feita por meio de um cano de PVC. Três galerias internas já foram abertas, segundo Frota, com cerca de 20 metros cada. As cavas já invadiram o espaço embaixo da sala da casa. Mas ouro, por enquanto, não foi encontrado.

(Com informações do G1)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

2 comentários em “Maranhense abre buraco em casa para tentar achar ouro”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. waguileusa lima alve

    VOCE ESTA CERTO NAO DESISTA SEI QUER VOCE VAI EMCONTRA BOA SORTE ESPERO QUER VOCE EMCONTRE LOGO >

  2. socorroferreira

    tenho um irmão desaparecido no garimpo do pará, mais precisamente em cumaru-Pa
    gostaria de entrar em contato com esse senhor para saber noticias.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários