Judiciário

Rochinha é levado na Justiça para garantir cirurgia em Balsas

A promotora de justiça Dailma de Melo Brito, titular da 1ª Promotoria de Balsas, relata a verdadeira saga enfrentada por José Rodrigues em busca do tratamento.

Rochinha, prefeito de Balsas.

Rochinha, prefeito de Balsas.

O prefeito de Balsas, Luiz Rocha, o Rochinha (PSB), foi levado na Justiça pela nesta quarta-feira, 3, Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para que o município seja obrigado a providenciar a realização de cirurgia no pedreiro José Rodrigues dos Anjos em hospital de São Luís, inclusive custeando deslocamento e estada do paciente na capital.

Em caso de descumprimento, o Ministério Público requereu o bloqueio dos recursos do município necessários à realização da cirurgia no valor de R$ 35 mil e mais multa diária de R$ 2 mil.

Na ação, a promotora de justiça Dailma de Melo Brito, titular da 1ª Promotoria de Balsas, relata a verdadeira saga enfrentada por José Rodrigues em busca do tratamento. Desde março de 2012, quando sofreu um acidente de trabalho, ele sofre fortes dores no ombro e encontra-se impossibilitado de bem desempenhar suas atividades e, consequentemente, manter o seu sustento dignamente.

Na época, médicos especializados em ortopedia e traumatologia indicaram a necessidade de procedimento cirúrgico no ombro direito fraturado, em decorrência do acidente. Ainda conforme o relato, a cirurgia é de alta complexidade, e o município de Balsas não tem condições para realizá-la. Por isso, o paciente foi encaminhado para o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria de Saúde de Balsas. José Rodrigues aguarda a cirurgia desde agosto de 2012.

Em abril de 2013, após ser acionada a primeira vez pelo pedreiro, a 1ª Promotoria de Balsas expediu ofício à Secretaria Municipal de Saúde recomendando providências para a efetivação da cirurgia. Sete meses depois, em novembro, após denúncia do paciente de que a secretaria ainda não havia se manifestado, a promotora cobrou explicações.

Foi então informada de que havia sido agendada uma consulta com especialista em ombro em São Luís. Realizada somente em maio de 2014, nela o médico encaminhou o paciente para o Hospital Universitário Presidente Dutra, com o indicativo de cirurgia do ombro.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Rochinha é levado na Justiça para garantir cirurgia em Balsas”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Eleitor

    ESSE EO GOVERNO DA MUDANÇA BALSAS MUDOU PARA PIOR ASIM E SÃO LUÍS ASIM SERÁ SERÁ O MARANHÃO

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários