Judiciário

Um presente de grego para a população de São Luís

Emilio Azevedo

A população de São Luís poderá ter um grande prejuízo no final deste ano. O problema é que o Tribunal de Justiça do Maranhão, no último dia 1º de junho, decidiu que os 16 juizados especiais de nossa cidade deixarão de funcionar nos bairros. Eles serão, a partir de dezembro, transferidos para o Fórum do Calhau.

Fórum do Calhau

Fórum do Calhau

As inúmeras comunidades que diariamente fazem uso destes juizados, não foram ouvidas sobre o assunto. Estes juizados foram criados, em todo o Brasil, na busca do verdadeiro acesso à Justiça, para torná-la mais rápida, eficiente e acessível à população menos favorecida. Nasceram para descentralização da Justiça.

Mas, em São Luís, alguns juízes e desembargadores, de forma equivocada, estão indo na contramão. Querem aumentar o abismo que separa a população e o Poder Judiciário. Querem dar um prejuízo financeiro para a população que terá que gastar mais tempo e dinheiro na busca por seus direitos.

Os juízes e os desembargadores moram no Calhau, ao lado do Fórum. O que eles talvez não saibam é que, em São Luis, muita gente não tem dinheiro para pagar uma passagem de ônibus. É caro para quem mora na zona rural, na Cidade Operária, no Anjo da Guarda, no Coroadinho, no Anil, no João de Deus pagar uma passagem até a chamada “área nobre” da cidade.

Num estado pobre como o Maranhão muita gente não tem dinheiro nem mesmo para comer. Sendo assim, se os juizados forem para o Calhau, milhares de pessoas deixarão de ter acesso a Justiça. A transferência dos juizados causará um sério problema social. Em cidades vizinhas como Fortaleza, Belém e Teresina, eles são descentralizados, o que facilita o acesso da população.

Diante desta situação que atinge a todos, várias entidades de São Luís estão sendo mobilizadas para tentar convencer o Tribunal de Justiça a refletir e voltar atrás na sua decisão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Um presente de grego para a população de São Luís”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Jeffery Hiraki

    I needed to thanks for this wonderful go through!! I undoubtedly experiencing each and every minor little bit of it I've you bookmarked to verify out new things you post…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários